Treinamento funcional para a terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Eduarda Christina Colares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50637
Resumo: O envelhecimento humano provoca alterações fisiológicas e morfológicas, e como resultado, a redução das aptidões funcionais da pessoa idosa, que ocorre especialmente pelo comprometimento do sistema neuromuscular, complicando o desempenho das tarefas diárias. A prática regular de exercícios físicos de variadas origens, têm sido largamente indicadas para os idosos, em razão dos vários proveitos metabólicos, morfológicos, fisiológicos, comportamentais e neuromusculares gerados, especialmente, por esse método, nesta fase da vida. Tais proveitos aprimoram a aptidão funcional e cognitiva, auxiliando para a melhora da qualidade de vida e elevando a longevidade com autonomia funcional. Assim, o treinamento funcional (TF) vem se destacando e atraindo grande número de seguidores com o propósito básico de conquistar aprimoramento do sistema psicobiológico, a contar da aplicação de atividades integradas, multiplanares e multiarticulares voltadas para a melhoria da aptidão de movimento, aprimoramento da força e resistência muscular da região central do corpo (core), e elevação da eficácia neuromuscular para as variadas atividades cotidianas. Contudo, a eficiência do TF para o alívio dos resultados danosos do envelhecimento ainda não está claramente determinada na literatura. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é averiguar os conhecimentos existentes na literatura, até a atualidade, acerca dos prováveis benefícios do TF para os idosos. A procura de informações foi feita, nas bases de dados SciELO, MEDLINE e Scholar Google. Os descritores selecionados foram Treinamento Funcional para a Terceira Idade, Qualidade de Vida do Idoso, dentre outros. Como resultado aponta-se que o TF pode ser uma tática eficiente e segura para gerar resultados adaptativos em relação à funcionalidade da pessoa idosa.
id Krot_90eb2f15b304331219f5ca5021b22580
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50637
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Treinamento funcional para a terceira idadeEnvelhecimentoExercíciosTreinamento FuncionalMovimentoO envelhecimento humano provoca alterações fisiológicas e morfológicas, e como resultado, a redução das aptidões funcionais da pessoa idosa, que ocorre especialmente pelo comprometimento do sistema neuromuscular, complicando o desempenho das tarefas diárias. A prática regular de exercícios físicos de variadas origens, têm sido largamente indicadas para os idosos, em razão dos vários proveitos metabólicos, morfológicos, fisiológicos, comportamentais e neuromusculares gerados, especialmente, por esse método, nesta fase da vida. Tais proveitos aprimoram a aptidão funcional e cognitiva, auxiliando para a melhora da qualidade de vida e elevando a longevidade com autonomia funcional. Assim, o treinamento funcional (TF) vem se destacando e atraindo grande número de seguidores com o propósito básico de conquistar aprimoramento do sistema psicobiológico, a contar da aplicação de atividades integradas, multiplanares e multiarticulares voltadas para a melhoria da aptidão de movimento, aprimoramento da força e resistência muscular da região central do corpo (core), e elevação da eficácia neuromuscular para as variadas atividades cotidianas. Contudo, a eficiência do TF para o alívio dos resultados danosos do envelhecimento ainda não está claramente determinada na literatura. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é averiguar os conhecimentos existentes na literatura, até a atualidade, acerca dos prováveis benefícios do TF para os idosos. A procura de informações foi feita, nas bases de dados SciELO, MEDLINE e Scholar Google. Os descritores selecionados foram Treinamento Funcional para a Terceira Idade, Qualidade de Vida do Idoso, dentre outros. Como resultado aponta-se que o TF pode ser uma tática eficiente e segura para gerar resultados adaptativos em relação à funcionalidade da pessoa idosa.2023-03-31T13:23:14Z2023-03-31T13:23:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50637RIBEIRO, Eduarda Christina Colaresporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T13:23:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50637Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-31T13:23:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-31T13:23:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento funcional para a terceira idade
title Treinamento funcional para a terceira idade
spellingShingle Treinamento funcional para a terceira idade
RIBEIRO, Eduarda Christina Colares
Envelhecimento
Exercícios
Treinamento Funcional
Movimento
title_short Treinamento funcional para a terceira idade
title_full Treinamento funcional para a terceira idade
title_fullStr Treinamento funcional para a terceira idade
title_full_unstemmed Treinamento funcional para a terceira idade
title_sort Treinamento funcional para a terceira idade
author RIBEIRO, Eduarda Christina Colares
author_facet RIBEIRO, Eduarda Christina Colares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Eduarda Christina Colares
dc.subject.por.fl_str_mv Envelhecimento
Exercícios
Treinamento Funcional
Movimento
topic Envelhecimento
Exercícios
Treinamento Funcional
Movimento
description O envelhecimento humano provoca alterações fisiológicas e morfológicas, e como resultado, a redução das aptidões funcionais da pessoa idosa, que ocorre especialmente pelo comprometimento do sistema neuromuscular, complicando o desempenho das tarefas diárias. A prática regular de exercícios físicos de variadas origens, têm sido largamente indicadas para os idosos, em razão dos vários proveitos metabólicos, morfológicos, fisiológicos, comportamentais e neuromusculares gerados, especialmente, por esse método, nesta fase da vida. Tais proveitos aprimoram a aptidão funcional e cognitiva, auxiliando para a melhora da qualidade de vida e elevando a longevidade com autonomia funcional. Assim, o treinamento funcional (TF) vem se destacando e atraindo grande número de seguidores com o propósito básico de conquistar aprimoramento do sistema psicobiológico, a contar da aplicação de atividades integradas, multiplanares e multiarticulares voltadas para a melhoria da aptidão de movimento, aprimoramento da força e resistência muscular da região central do corpo (core), e elevação da eficácia neuromuscular para as variadas atividades cotidianas. Contudo, a eficiência do TF para o alívio dos resultados danosos do envelhecimento ainda não está claramente determinada na literatura. Assim sendo, o objetivo do presente trabalho é averiguar os conhecimentos existentes na literatura, até a atualidade, acerca dos prováveis benefícios do TF para os idosos. A procura de informações foi feita, nas bases de dados SciELO, MEDLINE e Scholar Google. Os descritores selecionados foram Treinamento Funcional para a Terceira Idade, Qualidade de Vida do Idoso, dentre outros. Como resultado aponta-se que o TF pode ser uma tática eficiente e segura para gerar resultados adaptativos em relação à funcionalidade da pessoa idosa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-31T13:23:14Z
2023-03-31T13:23:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50637
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672996800364544