Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643 |
Resumo: | Os avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças. |
id |
Krot_913a3bd7d5236c1691d72106900d2e6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49643 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memóriaEmoçõesDesenvolvimento Emocional InfantilCognitivo ComportamentalRegulação EmocionalNeurociênciaOs avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças.2023-03-16T18:02:53Z2023-03-16T18:02:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643CARNEIRO, Ana Carolinaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-16T18:02:53Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49643Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-16T18:02:53falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-16T18:02:53Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
title |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
spellingShingle |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória CARNEIRO, Ana Carolina Emoções Desenvolvimento Emocional Infantil Cognitivo Comportamental Regulação Emocional Neurociência |
title_short |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
title_full |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
title_fullStr |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
title_sort |
Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória |
author |
CARNEIRO, Ana Carolina |
author_facet |
CARNEIRO, Ana Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARNEIRO, Ana Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Emoções Desenvolvimento Emocional Infantil Cognitivo Comportamental Regulação Emocional Neurociência |
topic |
Emoções Desenvolvimento Emocional Infantil Cognitivo Comportamental Regulação Emocional Neurociência |
description |
Os avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-03-16T18:02:53Z 2023-03-16T18:02:53Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672953710182400 |