Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, Ana Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643
Resumo: Os avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças.
id Krot_913a3bd7d5236c1691d72106900d2e6f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49643
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memóriaEmoçõesDesenvolvimento Emocional InfantilCognitivo ComportamentalRegulação EmocionalNeurociênciaOs avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças.2023-03-16T18:02:53Z2023-03-16T18:02:53Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643CARNEIRO, Ana Carolinaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-16T18:02:53Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/49643Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-16T18:02:53falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-16T18:02:53Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
title Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
spellingShingle Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
CARNEIRO, Ana Carolina
Emoções
Desenvolvimento Emocional Infantil
Cognitivo Comportamental
Regulação Emocional
Neurociência
title_short Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
title_full Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
title_fullStr Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
title_full_unstemmed Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
title_sort Estudo sobre o desenvolvimento emocional e implicações do ambiente e das relações para a aprendizagem e estruturação da memória
author CARNEIRO, Ana Carolina
author_facet CARNEIRO, Ana Carolina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO, Ana Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções
Desenvolvimento Emocional Infantil
Cognitivo Comportamental
Regulação Emocional
Neurociência
topic Emoções
Desenvolvimento Emocional Infantil
Cognitivo Comportamental
Regulação Emocional
Neurociência
description Os avanços científicos que resultam do diálogo entre o campo da Psicologia e da Neurociência têm permitido melhorias em relação às possibilidades interventivas na terapia cognitiva comportamental. Compreende-se que as primeiras relações sociais do indivíduo ficam marcadas, e estas moldam profundamente seu funcionamento emocional, podendo influenciar na maneira como enxergarão a si mesmos, aos outros e ao mundo. Desta forma, faz-se necessário elucidar sobre a importância das relações familiares para o desenvolvimento emocional, tendo em vista que as capacidades de modulação começam a ser desenvolvidas a partir desta fase, a partir da associação de memórias positivas ou negativas acerca de um determinado estímulo emocional. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento cognitivo voltado às emoções, e sobre a perspectiva e possibilidades da terapia cognitivo-comportamental no tocante a modulação emocional, bem como a compreensão sobre como podem se desenvolver os quadros disfuncionais. Foi possível constatar sobre a importância do ambiente familiar para a formação de memórias e expressões emocionais, que resultarão nas lembranças de estados emocionais mais adaptativos e que terão consequências diretas na maneira como o indivíduo se comporta interna e externamente, esclarecendo então a necessidade da produção científica e aconselhamento familiar e educacional no que concerne ao suporte emocional qualitativo e ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-16T18:02:53Z
2023-03-16T18:02:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672953710182400