Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41700 |
Resumo: | O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais. |
id |
RCAP_cfd4ad3cf9a7ecdcb66d3d5da47194c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41700 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEBDesenvolvimento SocioemocionalEstratégias de Mudança ComportamentalRegulação EmocionalO presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSilva, Mónica Ferreira da2022-08-30T09:00:20Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41700203055713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-15T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.085781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
title |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
spellingShingle |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB Silva, Mónica Ferreira da Desenvolvimento Socioemocional Estratégias de Mudança Comportamental Regulação Emocional |
title_short |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
title_full |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
title_fullStr |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
title_sort |
Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB |
author |
Silva, Mónica Ferreira da |
author_facet |
Silva, Mónica Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mónica Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento Socioemocional Estratégias de Mudança Comportamental Regulação Emocional |
topic |
Desenvolvimento Socioemocional Estratégias de Mudança Comportamental Regulação Emocional |
description |
O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-30T09:00:20Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41700 203055713 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41700 |
identifier_str_mv |
203055713 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130038743859200 |