Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mónica Ferreira da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41700
Resumo: O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.
id RCAP_cfd4ad3cf9a7ecdcb66d3d5da47194c3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41700
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEBDesenvolvimento SocioemocionalEstratégias de Mudança ComportamentalRegulação EmocionalO presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumSilva, Mónica Ferreira da2022-08-30T09:00:20Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41700203055713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-15T02:15:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41700Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:41.085781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
title Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
spellingShingle Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
Silva, Mónica Ferreira da
Desenvolvimento Socioemocional
Estratégias de Mudança Comportamental
Regulação Emocional
title_short Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
title_full Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
title_fullStr Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
title_full_unstemmed Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
title_sort Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB
author Silva, Mónica Ferreira da
author_facet Silva, Mónica Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mónica Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Socioemocional
Estratégias de Mudança Comportamental
Regulação Emocional
topic Desenvolvimento Socioemocional
Estratégias de Mudança Comportamental
Regulação Emocional
description O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30T09:00:20Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41700
203055713
url http://hdl.handle.net/10400.26/41700
identifier_str_mv 203055713
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130038743859200