Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62216
Resumo: Ativismo judicial é uma expressão que tem sido muito utilizada tanto nos meios de comunicação, quanto nos meios acadêmicos. Ocorre, entretanto, que se trata de um termo considerado ambíguo. Dessa forma, o presente trabalho procurou, inicialmente, encontrar as origens dessa expressão e criar um conceito próprio, após análise de diversos entendimentos, pretendendo-se extrair o sentido original do que seria o Ativismo Judicial. A partir dessa definição, passou-se ao estudo da atividade legislativa do Poder Judiciário, bem como a Judicialização da Política. Assim, a partir dos estudos realizados, pôde-se extrair os vários sentidos em que esse termo é utilizado e, com base em todos esses elementos, formulamos a nossa interpretação sobre o conceito de Judicialização da Política, a fim de diferenciá-lo do Ativismo Judicial. Analisamos as vantagens e desvantagens do ativismo judicial e da judicialização da nossa política, apresentando argumentos de correntes contrárias que demonstram que tais excessos do poder judiciário podem trazer uma crise de autoridade democrática, o qual acaba passando dos seus limites, usurpando a função de outros poderes, bem como apresentamos argumentos favoráveis daqueles que defendem tal instituto, os quais defendem que esse é um remédio necessário para a proteção dos direitos fundamentais, uma vez que o Judiciário é a última fronteira para defesa de tais direitos.
id Krot_91d210723499d2f6051a848c31ddfebe
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62216
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiroAtivismo judiciárioJudicialização da políticaPoder judiciárioDemocraciaAtivismo judicial é uma expressão que tem sido muito utilizada tanto nos meios de comunicação, quanto nos meios acadêmicos. Ocorre, entretanto, que se trata de um termo considerado ambíguo. Dessa forma, o presente trabalho procurou, inicialmente, encontrar as origens dessa expressão e criar um conceito próprio, após análise de diversos entendimentos, pretendendo-se extrair o sentido original do que seria o Ativismo Judicial. A partir dessa definição, passou-se ao estudo da atividade legislativa do Poder Judiciário, bem como a Judicialização da Política. Assim, a partir dos estudos realizados, pôde-se extrair os vários sentidos em que esse termo é utilizado e, com base em todos esses elementos, formulamos a nossa interpretação sobre o conceito de Judicialização da Política, a fim de diferenciá-lo do Ativismo Judicial. Analisamos as vantagens e desvantagens do ativismo judicial e da judicialização da nossa política, apresentando argumentos de correntes contrárias que demonstram que tais excessos do poder judiciário podem trazer uma crise de autoridade democrática, o qual acaba passando dos seus limites, usurpando a função de outros poderes, bem como apresentamos argumentos favoráveis daqueles que defendem tal instituto, os quais defendem que esse é um remédio necessário para a proteção dos direitos fundamentais, uma vez que o Judiciário é a última fronteira para defesa de tais direitos.2023-08-30T11:56:51Z2023-08-30T11:56:51Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62216ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-30T11:56:51Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62216Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-30T11:56:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-30T11:56:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
title Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
spellingShingle Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho de
Ativismo judiciário
Judicialização da política
Poder judiciário
Democracia
title_short Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
title_full Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
title_fullStr Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
title_full_unstemmed Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
title_sort Ativismo judicial: judicialização no cenário político brasileiro
author ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho de
author_facet ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Claudio Roberto Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Ativismo judiciário
Judicialização da política
Poder judiciário
Democracia
topic Ativismo judiciário
Judicialização da política
Poder judiciário
Democracia
description Ativismo judicial é uma expressão que tem sido muito utilizada tanto nos meios de comunicação, quanto nos meios acadêmicos. Ocorre, entretanto, que se trata de um termo considerado ambíguo. Dessa forma, o presente trabalho procurou, inicialmente, encontrar as origens dessa expressão e criar um conceito próprio, após análise de diversos entendimentos, pretendendo-se extrair o sentido original do que seria o Ativismo Judicial. A partir dessa definição, passou-se ao estudo da atividade legislativa do Poder Judiciário, bem como a Judicialização da Política. Assim, a partir dos estudos realizados, pôde-se extrair os vários sentidos em que esse termo é utilizado e, com base em todos esses elementos, formulamos a nossa interpretação sobre o conceito de Judicialização da Política, a fim de diferenciá-lo do Ativismo Judicial. Analisamos as vantagens e desvantagens do ativismo judicial e da judicialização da nossa política, apresentando argumentos de correntes contrárias que demonstram que tais excessos do poder judiciário podem trazer uma crise de autoridade democrática, o qual acaba passando dos seus limites, usurpando a função de outros poderes, bem como apresentamos argumentos favoráveis daqueles que defendem tal instituto, os quais defendem que esse é um remédio necessário para a proteção dos direitos fundamentais, uma vez que o Judiciário é a última fronteira para defesa de tais direitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30T11:56:51Z
2023-08-30T11:56:51Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62216
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672988349890560