A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462 |
Resumo: | Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso. |
id |
Krot_95dbdc02680075ec55ebe861804c7164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36462 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SOUZA, Rebeca Priscila de2022-02-15T17:06:10Z2022-02-15T17:06:10Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso.Educação InfantilOrganização do espaçoInteraçãoAprendizagemA importância da organização do espaço educacional na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdfREBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdfapplication/pdf306871https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/1/REBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdf77f2e1413d1d3df56c77991d6ce66189MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364622022-02-15 14:43:22.204oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36462Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:43:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:43:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
title |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
spellingShingle |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil SOUZA, Rebeca Priscila de Educação Infantil Organização do espaço Interação Aprendizagem |
title_short |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
title_full |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
title_fullStr |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
title_sort |
A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil |
author |
SOUZA, Rebeca Priscila de |
author_facet |
SOUZA, Rebeca Priscila de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUZA, Rebeca Priscila de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Organização do espaço Interação Aprendizagem |
topic |
Educação Infantil Organização do espaço Interação Aprendizagem |
description |
Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T17:06:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T17:06:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/1/REBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
77f2e1413d1d3df56c77991d6ce66189 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460370384879616 |