A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Rebeca Priscila de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462
Resumo: Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso.
id Krot_95dbdc02680075ec55ebe861804c7164
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36462
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SOUZA, Rebeca Priscila de2022-02-15T17:06:10Z2022-02-15T17:06:10Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso.Educação InfantilOrganização do espaçoInteraçãoAprendizagemA importância da organização do espaço educacional na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALREBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdfREBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdfapplication/pdf306871https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/1/REBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdf77f2e1413d1d3df56c77991d6ce66189MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364622022-02-15 14:43:22.204oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36462Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:43:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:43:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
title A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
spellingShingle A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
SOUZA, Rebeca Priscila de
Educação Infantil
Organização do espaço
Interação
Aprendizagem
title_short A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
title_full A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
title_fullStr A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
title_full_unstemmed A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
title_sort A importância da organização do espaço educacional na Educação Infantil
author SOUZA, Rebeca Priscila de
author_facet SOUZA, Rebeca Priscila de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Rebeca Priscila de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Organização do espaço
Interação
Aprendizagem
topic Educação Infantil
Organização do espaço
Interação
Aprendizagem
description Os espaços que são formados dentro do espaço escolar têm grande significado para o desenvolvimento da criança. Esses espaços, ou “cantos” educativos devem ser preparados para criança e inclusive com sua ajuda para que se construa a identidade, autonomia e o seu próprio conhecimento. O professor tem a função planejar, intervir, mediar e proporcionar um ambiente que se promova o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus alunos. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo compreender a importância da organização do ambiente da sala de aula como estimuladora da aprendizagem, e dos espaços circunscritos como ferramenta pedagógica. A metodologia adotada tem o caráter exploratória, com procedimentos técnicos baseados na pesquisa bibliográfica, feita através de material já produzido como livros, textos, dissertações e artigos científicos, publicados nas bases de dados: Scielo, Google Acadêmico, Capes e Lilács. Concluiu-se que os espaços educacionais, destinados a aprendizagem da criança, devem ser bem planejados e replanejados, considerando sempre a visão dos alunos, primando sempre pelo conforto e qualidade da educação. Vale ressaltar que o trabalho pedagógico do professor pode explorar não somente a sala de aula, mas toda escola, das mais variadas formas, promovendo um espaço seguro, alegre, confortável, educativo e prazeroso.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T17:06:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T17:06:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/1/REBECA_PRISCILA_DE_SOUZA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36462/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 77f2e1413d1d3df56c77991d6ce66189
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460370384879616