A organização dos espaços na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/72009 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema central a organização dos espaços da sala de aula na Educação Infantil. Os principais objetivos foram: compreender a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços. Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como o espaço físico interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” Esta questão surgiu da necessidade de transformação de um ambiente pouco desafiador para a turma, aliada aos incentivos da equipe diretiva na busca por novas estratégias e experiências. Com o estágio, modificações foram sendo feitas e meu interesse pelo tema aumentando. O Estágio aconteceu em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma turma de maternal II composta por treze crianças, em média. Durante a busca por novos conhecimentos sobre o tema, a leitura de alguns autores foi essencial como, por exemplo, Maria da Graça Souza Horn, que afirma que o espaço nunca é neutro carregando consigo significados. Também afirma que, observando as paredes e a organização dos espaços das salas de aulas, podemos deduzir as concepções de criança e de educação que o educador tem. Também utilizo ideias de outros autores como Lina Iglesias Forneiro e Maria Carmen Barbosa, entre outros. Foi realizado um estudo qualitativo, a partir da reflexão sobre os dados construídos na experiência do estágio do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre deste ano e de observações realizadas no segundo semestre letivo. Os dados analisados foram os registros no diário de bordo no pbworks do estágio, no blog do portfólio de aprendizagens e no Relatório de Estágio. A partir desta pesquisa observou-se que a organização dos espaços da sala de aula pode fazer muita diferença na interação e aprendizagem das crianças, constituindo-se um importante elemento curricular. O professor organiza o ambiente embasado em suas vivências, concepções de educação e experiência profissional manifestando suas intenções neste ato. |
id |
UFRGS-2_66617e5ad9bba0b356b962ff738e66cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72009 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Mengue, Andreia BorgesGil, Carmem Zeli de Vargas2013-05-28T01:45:15Z2010http://hdl.handle.net/10183/72009000880919O presente trabalho tem como tema central a organização dos espaços da sala de aula na Educação Infantil. Os principais objetivos foram: compreender a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços. Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como o espaço físico interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” Esta questão surgiu da necessidade de transformação de um ambiente pouco desafiador para a turma, aliada aos incentivos da equipe diretiva na busca por novas estratégias e experiências. Com o estágio, modificações foram sendo feitas e meu interesse pelo tema aumentando. O Estágio aconteceu em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma turma de maternal II composta por treze crianças, em média. Durante a busca por novos conhecimentos sobre o tema, a leitura de alguns autores foi essencial como, por exemplo, Maria da Graça Souza Horn, que afirma que o espaço nunca é neutro carregando consigo significados. Também afirma que, observando as paredes e a organização dos espaços das salas de aulas, podemos deduzir as concepções de criança e de educação que o educador tem. Também utilizo ideias de outros autores como Lina Iglesias Forneiro e Maria Carmen Barbosa, entre outros. Foi realizado um estudo qualitativo, a partir da reflexão sobre os dados construídos na experiência do estágio do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre deste ano e de observações realizadas no segundo semestre letivo. Os dados analisados foram os registros no diário de bordo no pbworks do estágio, no blog do portfólio de aprendizagens e no Relatório de Estágio. A partir desta pesquisa observou-se que a organização dos espaços da sala de aula pode fazer muita diferença na interação e aprendizagem das crianças, constituindo-se um importante elemento curricular. O professor organiza o ambiente embasado em suas vivências, concepções de educação e experiência profissional manifestando suas intenções neste ato.application/pdfporOrganizaçãoEspaçoEducação infantilA organização dos espaços na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880919.pdf000880919.pdfTexto completoapplication/pdf1244118http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/1/000880919.pdf928b37afa0a6380ad49a03a6cad278d8MD51TEXT000880919.pdf.txt000880919.pdf.txtExtracted Texttext/plain54809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/2/000880919.pdf.txt3fd12ee15c63c3e4d6b0572f070ae45aMD52THUMBNAIL000880919.pdf.jpg000880919.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/3/000880919.pdf.jpg245bd2c7514ee049b1e7900b8775929cMD5310183/720092018-10-17 08:05:31.91oai:www.lume.ufrgs.br:10183/72009Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:05:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A organização dos espaços na educação infantil |
title |
A organização dos espaços na educação infantil |
spellingShingle |
A organização dos espaços na educação infantil Mengue, Andreia Borges Organização Espaço Educação infantil |
title_short |
A organização dos espaços na educação infantil |
title_full |
A organização dos espaços na educação infantil |
title_fullStr |
A organização dos espaços na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A organização dos espaços na educação infantil |
title_sort |
A organização dos espaços na educação infantil |
author |
Mengue, Andreia Borges |
author_facet |
Mengue, Andreia Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mengue, Andreia Borges |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
contributor_str_mv |
Gil, Carmem Zeli de Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização Espaço Educação infantil |
topic |
Organização Espaço Educação infantil |
description |
O presente trabalho tem como tema central a organização dos espaços da sala de aula na Educação Infantil. Os principais objetivos foram: compreender a importância do espaço físico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças e suas interações e identificar o papel do educador na organização destes espaços. Tais objetivos foram traçados a partir da seguinte questão: “Como o espaço físico interfere no desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil?” Esta questão surgiu da necessidade de transformação de um ambiente pouco desafiador para a turma, aliada aos incentivos da equipe diretiva na busca por novas estratégias e experiências. Com o estágio, modificações foram sendo feitas e meu interesse pelo tema aumentando. O Estágio aconteceu em uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma turma de maternal II composta por treze crianças, em média. Durante a busca por novos conhecimentos sobre o tema, a leitura de alguns autores foi essencial como, por exemplo, Maria da Graça Souza Horn, que afirma que o espaço nunca é neutro carregando consigo significados. Também afirma que, observando as paredes e a organização dos espaços das salas de aulas, podemos deduzir as concepções de criança e de educação que o educador tem. Também utilizo ideias de outros autores como Lina Iglesias Forneiro e Maria Carmen Barbosa, entre outros. Foi realizado um estudo qualitativo, a partir da reflexão sobre os dados construídos na experiência do estágio do Curso de Pedagogia, realizado no primeiro semestre deste ano e de observações realizadas no segundo semestre letivo. Os dados analisados foram os registros no diário de bordo no pbworks do estágio, no blog do portfólio de aprendizagens e no Relatório de Estágio. A partir desta pesquisa observou-se que a organização dos espaços da sala de aula pode fazer muita diferença na interação e aprendizagem das crianças, constituindo-se um importante elemento curricular. O professor organiza o ambiente embasado em suas vivências, concepções de educação e experiência profissional manifestando suas intenções neste ato. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-28T01:45:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/72009 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880919 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/72009 |
identifier_str_mv |
000880919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/1/000880919.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/2/000880919.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/72009/3/000880919.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
928b37afa0a6380ad49a03a6cad278d8 3fd12ee15c63c3e4d6b0572f070ae45a 245bd2c7514ee049b1e7900b8775929c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447108143022080 |