A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65981
Resumo: A abordagem sobre as tecnologias assistivas na educação de alunos surdos diz respeito a reflexões teóricas sobre mecanismos, ferramentas, entre outros recursos, que podem ser utilizados nas salas de aula ampliando as habilidades funcionais desses alunos para que tenham mais autonomia e independência e obtenham o aprendizado necessário para a formação do conhecimento e sucessivamente a inclusão social. De maneira que, em uma sala de aula se tornou extremamente relevante utilizar tecnologias que dão suporte e potencializam o processo de aprendizagem desses alunos, ensejando a importância desta pesquisa. Dessa forma o objetivo geral da pesquisa se preocupou em compreender as contribuições das tecnologias assistivas na inclusão e para a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Galvão Filho (2009), Pretto (1996), Sassaki (1998), Vygotsky (1994). Contudo, concluiu que, apesar dos vários recursos existentes com a finalidade de promover a assistência dos alunos surdos, foi preciso percorrer um longo caminho no decorrer dos anos para que eles fossem vistos e reconhecidos, e também, para que houvesse a exigência da formação de profissionais com o intuito de transmitir o conhecimento eficaz e fazer mediação das tecnologias assistivas. Além disso, há um longo caminho a ser traçado para que a educação dos surdos seja efetuada de forma eficaz.
id Krot_965a8f11e7ca312ddb1169cc608820eb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65981
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdezEducaçãoInclusãoTecnologiasAssistivasA abordagem sobre as tecnologias assistivas na educação de alunos surdos diz respeito a reflexões teóricas sobre mecanismos, ferramentas, entre outros recursos, que podem ser utilizados nas salas de aula ampliando as habilidades funcionais desses alunos para que tenham mais autonomia e independência e obtenham o aprendizado necessário para a formação do conhecimento e sucessivamente a inclusão social. De maneira que, em uma sala de aula se tornou extremamente relevante utilizar tecnologias que dão suporte e potencializam o processo de aprendizagem desses alunos, ensejando a importância desta pesquisa. Dessa forma o objetivo geral da pesquisa se preocupou em compreender as contribuições das tecnologias assistivas na inclusão e para a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Galvão Filho (2009), Pretto (1996), Sassaki (1998), Vygotsky (1994). Contudo, concluiu que, apesar dos vários recursos existentes com a finalidade de promover a assistência dos alunos surdos, foi preciso percorrer um longo caminho no decorrer dos anos para que eles fossem vistos e reconhecidos, e também, para que houvesse a exigência da formação de profissionais com o intuito de transmitir o conhecimento eficaz e fazer mediação das tecnologias assistivas. Além disso, há um longo caminho a ser traçado para que a educação dos surdos seja efetuada de forma eficaz.2023-11-16T12:25:11Z2023-11-16T12:25:11Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65981OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-16T12:25:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65981Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-16T12:25:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-16T12:25:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
title A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
spellingShingle A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes de
Educação
Inclusão
Tecnologias
Assistivas
title_short A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
title_full A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
title_fullStr A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
title_full_unstemmed A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
title_sort A tecnologia assistiva na educação de alunos com surdez
author OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes de
author_facet OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Cindy Hellen Jennefer Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inclusão
Tecnologias
Assistivas
topic Educação
Inclusão
Tecnologias
Assistivas
description A abordagem sobre as tecnologias assistivas na educação de alunos surdos diz respeito a reflexões teóricas sobre mecanismos, ferramentas, entre outros recursos, que podem ser utilizados nas salas de aula ampliando as habilidades funcionais desses alunos para que tenham mais autonomia e independência e obtenham o aprendizado necessário para a formação do conhecimento e sucessivamente a inclusão social. De maneira que, em uma sala de aula se tornou extremamente relevante utilizar tecnologias que dão suporte e potencializam o processo de aprendizagem desses alunos, ensejando a importância desta pesquisa. Dessa forma o objetivo geral da pesquisa se preocupou em compreender as contribuições das tecnologias assistivas na inclusão e para a aprendizagem dos alunos surdos no contexto escolar. Para isso, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foram obtidos a fundamentação teórica; tendo como os principais autores utilizados, tais como: Galvão Filho (2009), Pretto (1996), Sassaki (1998), Vygotsky (1994). Contudo, concluiu que, apesar dos vários recursos existentes com a finalidade de promover a assistência dos alunos surdos, foi preciso percorrer um longo caminho no decorrer dos anos para que eles fossem vistos e reconhecidos, e também, para que houvesse a exigência da formação de profissionais com o intuito de transmitir o conhecimento eficaz e fazer mediação das tecnologias assistivas. Além disso, há um longo caminho a ser traçado para que a educação dos surdos seja efetuada de forma eficaz.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-16T12:25:11Z
2023-11-16T12:25:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65981
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673000647589888