A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Laura Duarte de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40760
Resumo: As relações entre saúde a percepção do corpo se demonstram complexas e com diversas perspectivas ao longo do tempo. Porém, sempre houve um modelo ideal de corpo desejado socialmente, seja mais roliço ou magro e malhado, como costuma ser atualmente. Desta forma, observa-se que a mídia possui grande impacto no comportamento dos indivíduos, afetando inclusive o modo pelo qual eles veem a si mesmos, ou seja, sua autoimagem. Assim, surge o questionamento: qual a relação existente entre a percepção da autoimagem com o estado nutricional do indivíduo? Considerando isso, o objetivo geral do presente trabalho é compreender a relação entre a percepção da imagem corporal e o real estado nutricional dos indivíduos. Além disso, busca-se descrever os principais aspectos relacionados ao estado nutricional de pacientes considerados saudáveis, conhecer como ocorre o processo de construção da autoimagem relacionada ao estado nutricional dos indivíduos e discutir o papel das mídias sociais e sociedade na autopercepção corporal. Para que os objetivos fossem alcançados, utilizou-se de uma revisão bibliográfica na base de dados SciElo.org por duas buscas, com as combinações de palavras-chave: nutrição e autoimagem (n=3) e nutrição e autopercepção (n=11). Dos 14 artigos encontrados, mantiveram-se apenas 6. Após a análise do material selecionado, percebeu-se que o método mais utilizado para aferir o estado nutricional é o IMC. Além disso, a capacidade dos indivíduos para realizar atividades diárias também demonstra se o indivíduo está saudável ou não. Ademais, a autoimagem costuma ser distorcida em pessoas que relatam maior contato com as mídias sociais, ou seja, a população adolescente e adulta. Desta forma, pessoas da terceira idade apresentaram coerência quanto a sua autopercepção e estado nutricional. Sendo assim, observa-se que a relação entre autoimagem e estado nutricional de um indivíduo é complexa e depende de variáveis como idade, sexo e acesso a mídias sociais.
id Krot_97d19334d286f108f5d9606a3607b302
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40760
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográficaAutoimagemAutopercepçãoEstado nutricionalMídias sociaisNutriçãoAs relações entre saúde a percepção do corpo se demonstram complexas e com diversas perspectivas ao longo do tempo. Porém, sempre houve um modelo ideal de corpo desejado socialmente, seja mais roliço ou magro e malhado, como costuma ser atualmente. Desta forma, observa-se que a mídia possui grande impacto no comportamento dos indivíduos, afetando inclusive o modo pelo qual eles veem a si mesmos, ou seja, sua autoimagem. Assim, surge o questionamento: qual a relação existente entre a percepção da autoimagem com o estado nutricional do indivíduo? Considerando isso, o objetivo geral do presente trabalho é compreender a relação entre a percepção da imagem corporal e o real estado nutricional dos indivíduos. Além disso, busca-se descrever os principais aspectos relacionados ao estado nutricional de pacientes considerados saudáveis, conhecer como ocorre o processo de construção da autoimagem relacionada ao estado nutricional dos indivíduos e discutir o papel das mídias sociais e sociedade na autopercepção corporal. Para que os objetivos fossem alcançados, utilizou-se de uma revisão bibliográfica na base de dados SciElo.org por duas buscas, com as combinações de palavras-chave: nutrição e autoimagem (n=3) e nutrição e autopercepção (n=11). Dos 14 artigos encontrados, mantiveram-se apenas 6. Após a análise do material selecionado, percebeu-se que o método mais utilizado para aferir o estado nutricional é o IMC. Além disso, a capacidade dos indivíduos para realizar atividades diárias também demonstra se o indivíduo está saudável ou não. Ademais, a autoimagem costuma ser distorcida em pessoas que relatam maior contato com as mídias sociais, ou seja, a população adolescente e adulta. Desta forma, pessoas da terceira idade apresentaram coerência quanto a sua autopercepção e estado nutricional. Sendo assim, observa-se que a relação entre autoimagem e estado nutricional de um indivíduo é complexa e depende de variáveis como idade, sexo e acesso a mídias sociais.2022-05-09T16:57:02Z2022-05-09T16:57:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40760LIMA, Laura Duarte deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-09T16:57:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40760Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-09T16:57:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-09T16:57:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
title A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
spellingShingle A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
LIMA, Laura Duarte de
Autoimagem
Autopercepção
Estado nutricional
Mídias sociais
Nutrição
title_short A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
title_full A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
title_fullStr A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
title_full_unstemmed A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
title_sort A percepção da imagem corporal relacionada ao estado nutricional: uma revisão bibliográfica
author LIMA, Laura Duarte de
author_facet LIMA, Laura Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Laura Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Autoimagem
Autopercepção
Estado nutricional
Mídias sociais
Nutrição
topic Autoimagem
Autopercepção
Estado nutricional
Mídias sociais
Nutrição
description As relações entre saúde a percepção do corpo se demonstram complexas e com diversas perspectivas ao longo do tempo. Porém, sempre houve um modelo ideal de corpo desejado socialmente, seja mais roliço ou magro e malhado, como costuma ser atualmente. Desta forma, observa-se que a mídia possui grande impacto no comportamento dos indivíduos, afetando inclusive o modo pelo qual eles veem a si mesmos, ou seja, sua autoimagem. Assim, surge o questionamento: qual a relação existente entre a percepção da autoimagem com o estado nutricional do indivíduo? Considerando isso, o objetivo geral do presente trabalho é compreender a relação entre a percepção da imagem corporal e o real estado nutricional dos indivíduos. Além disso, busca-se descrever os principais aspectos relacionados ao estado nutricional de pacientes considerados saudáveis, conhecer como ocorre o processo de construção da autoimagem relacionada ao estado nutricional dos indivíduos e discutir o papel das mídias sociais e sociedade na autopercepção corporal. Para que os objetivos fossem alcançados, utilizou-se de uma revisão bibliográfica na base de dados SciElo.org por duas buscas, com as combinações de palavras-chave: nutrição e autoimagem (n=3) e nutrição e autopercepção (n=11). Dos 14 artigos encontrados, mantiveram-se apenas 6. Após a análise do material selecionado, percebeu-se que o método mais utilizado para aferir o estado nutricional é o IMC. Além disso, a capacidade dos indivíduos para realizar atividades diárias também demonstra se o indivíduo está saudável ou não. Ademais, a autoimagem costuma ser distorcida em pessoas que relatam maior contato com as mídias sociais, ou seja, a população adolescente e adulta. Desta forma, pessoas da terceira idade apresentaram coerência quanto a sua autopercepção e estado nutricional. Sendo assim, observa-se que a relação entre autoimagem e estado nutricional de um indivíduo é complexa e depende de variáveis como idade, sexo e acesso a mídias sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-09T16:57:02Z
2022-05-09T16:57:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40760
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672969602400256