A atuação dos psicólogos na rede pública de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38244 |
Resumo: | Falar sobra Psicologia Escolar tem sido a cada dia mais relevante na atualidade, justamente pelos benefícios por ela proporcionados. Uma série de fatores contribuintes tem feito com que a atuação ganhe seu espaço de forma justa e significativa, não somente para os receptores do serviço, mas também para aqueles que o fornecem. Outrora uma área pouco conhecida, não muito citada, rejeitada no início por muitos, e várias vezes criticada, devido à falta de informação necessária. A falta do saber se torna um fator negativo para os profissionais, pois prejudica na implantação dos psicólogos nas redes de ensino, por pensar que a psicologia se dá somente no consultório, não aceitavam de bom grado novos meios de serviço. Somente ao longo dos anos, e do desenvolvimento da profissão, foi e tem se tornado possível o esclarecimento do trabalho proposto. Não se trata apenas de um acolhimento a criança e adolescente vão além de um simples suporte para ambos. É sobre abordar assuntos relevantes e pertinentes existentes no meio em que os indivíduos se encontram focar nisso, e desenvolver trabalhos, palestras, encontros, e oficinas que não englobem apenas alunos, mas também todos os demais profissionais inseridos no meio, e principalmente os pais e familiares dos matriculados. Um trabalho amplo e específico, que requer tamanho cuidado e zelo, como o esperado dos professores e demais colaboradores. Aos poucos, sem impor, os profissionais têm ganhado apoio e recursos para fazer com que a lei para contratação de psicólogos para as escolas entre enfim em vigor. Dessa forma, vai ser possível que muitos problemas e transtornos futuros sejam cada vez minimizados, pois com o acompanhamento e acolhimento realizado desde cedo, fica ainda mais fácil formar sujeitos mais resolvidos e sem traumas que poderiam ser tratados ainda no fundamental. Por mais que se tenham motivos para as contratações, o governo ainda não se prontificou em apoiar e disponibilizar verba para as contratações, o que gera bastante desconforto para os profissionais que precisam do emprego, e para os que necessitam do mesmo. O que resta, é a busca e espera para que tudo possa seguir rumo ao esperado por muitos. Os pontos positivos já foram expostos, como por exemplo, o fato de que os professores ganhariam um suporte para lidar com seus alunos, e também seriam acolhidos em suas próprias demandas, facilitando assim para que se tenha um ambiente promissor e harmônico, pois profissionais saudáveis geram alunos sãos. Outro aspecto é o fato de que as famílias também receberiam o apoio e atenção necessária para lidar com a demanda da criança, pois os mesmos também seriam acolhidos, amenizando ao máximo possíveis danos futuros. Fato é que, os pontos foram dados, estatísticas lançadas, opiniões e ideias apresentadas, pós e contras expostos, falta agora o fator principal, a lei entrando em vigor, para que, em todas as redes públicas de ensino sejam contratados no mínimo um psicólogo, para que tal contribuição seja colocada em prática para o auxílio de toda sociedade. |
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Não se trata apenas de um acolhimento a criança e adolescente vão além de um simples suporte para ambos. É sobre abordar assuntos relevantes e pertinentes existentes no meio em que os indivíduos se encontram focar nisso, e desenvolver trabalhos, palestras, encontros, e oficinas que não englobem apenas alunos, mas também todos os demais profissionais inseridos no meio, e principalmente os pais e familiares dos matriculados. Um trabalho amplo e específico, que requer tamanho cuidado e zelo, como o esperado dos professores e demais colaboradores. Aos poucos, sem impor, os profissionais têm ganhado apoio e recursos para fazer com que a lei para contratação de psicólogos para as escolas entre enfim em vigor. Dessa forma, vai ser possível que muitos problemas e transtornos futuros sejam cada vez minimizados, pois com o acompanhamento e acolhimento realizado desde cedo, fica ainda mais fácil formar sujeitos mais resolvidos e sem traumas que poderiam ser tratados ainda no fundamental. 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