Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) na infância: a abordagem da terapia cognitivo-comportamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/54565 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo estudar a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) com crianças que possuem o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), bem como entender o que é esse transtorno e qual seu processo diagnóstico. O mesmo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica, onde descobriu-se que o TDAH teve um longo processo histórico até possuir a nomenclatura atual. Trata-se de um problema de saúde mental que pode afetar de 8% a 12% de crianças no mundo. Os sintomas principais são a hiperatividade, desatenção e impulsividade, que se apresentam antes dos sete anos de idade, mas podem perdurar até a idade adulta. Suas causas são multifatoriais e o TDAH não possui cura, entretanto existem tratamentos multidisciplinares caso este ocorra. No contexto escolar, os sintomas prejudicam o rendimento educacional e onde comumente são identificados, sendo assim a criança é encaminhada para a avaliação diagnóstica. O diagnóstico deve ser feito por profissionais capacitados, pois nem todo portador do transtorno terá a mesma sintomatologia e pode haver comorbidades associadas. As entrevistas de avaliação com os pais e a escola são importantes neste processo. Após esta análise, a psicoterapia atua inicialmente com os pais e professores, orientando-os sobre o transtorno. Para auxílio no tratamento da criança, a TCC utiliza ferramentas como a psicoeducação, solução de problemas, autoinstrução, automonitoramento e autoavaliação, planejamento e cronogramas e sistema de recompensas, entre outras técnicas. Portanto, atua no contexto diário e nas crenças centrais, objetivando melhor manejo das emoções, mudanças de rotina, manejo de sintomas e desenvolvimento do raciocínio cognitivo perante situações do dia a dia. Assim, os multiprofissionais, a escola e os pais, juntos, devem trabalhar para o sucesso do tratamento. |
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