Gamificação: um método ativo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, Daiana Alexsandra Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41407
Resumo: Num cenário em constante evolução tecnológica e de transformações ocorridas na arte de ensinar e aprender, novos métodos de ensino, que atendam às demandas do mundo contemporâneo se fazem necessários. E com o aumento do interesse dos jovens por jogos eletrônicos, a gamificação surge como uma estratégia de aprendizagem ativa capaz de motivar, engajar e consequentemente, melhorar o desempenho dos estudantes. O objetivo deste trabalho foi compreender os fundamentos e elementos utilizados na gamificacão e como ela auxilia na área da educação. Dessa forma, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema, a partir das considerações de autores que retratam a gamificação e o uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. E por intermédio do referencial teórico, compreendemos as diferenciações existentes entre nativos, imigrantes e sábios digitais, percebendo assim, as intensas distinções entre as crianças de hoje e as gerações anteriores. Conhecemos ainda, algumas das principais definições sobre os jogos, por uma perspectiva histórico-cultural, para posteriormente salientar a origem da gamificação e os momentos históricos que a precedem. Descrevemos também, alguns dos principais conceitos e contribuições de filósofos sobre a temática, evidenciando as categorias de elementos de jogos: dinâmicas, mecânicas e componentes, bem como o próprio jogador (usuário), como sendo imprescindíveis para a obtenção do êxito de uma proposta gamificada. Por fim, abordamos a gamificação como sendo um meio para se gerar motivação, apresentando as principais teorias que apoiam e influenciam a qualidade de ensino e a aprendizagem, e trazendo os conhecimentos da neurociência, a fim de se compreender os mecanismos ligados a motivação. Diante do exposto, percebemos que a gamificação apresenta-se como uma estratégia eficaz, com um grande potencial para ser utilizado na educação, por conseguir adotar os elementos dos jogos, tornado o aprendizado mais atrativo, dinâmico, motivador e aumentando o engajamento dos estudantes em ambientes de aprendizagem.
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