O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Pedro Henrique Duarte de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67134
Resumo: O presente trabalho discorrerá sobre a existência do Direito ao esquecimento, um tronco temático do Direito Constitucional. Assunto que também se reflete em outras áreas do Direito, como por exemplo, no Direito Penal, cuja relação será tratada pertinentemente nesta exposição acadêmica. Tem-se por objetivo traçar uma evolução histórica sobre o Direito ao esquecimento e como sua aplicação é efetivada no Brasil. Em relação ao Direito penal, teremos como discussão um fato juridicamente que possa ser relembrado após um lapso temporal, e que tenha o poder de prejudicar alguem em sua imagem, intimidade, trazendo assim como uma espécie de lembrança negativa ou mesmo dolorida, sendo como uma espécie de “pena perpétua”. O tema - apesar de sensível por se tratar de direito à intimidade e privacidade - apenas recentemente (2021) teve decisão do Supremo Tribunal Federal, maior corte do país e guarda dos assuntos constitucionais, sobre uma direção norteadora sobre a interpretação dos assuntos relacionados ao Direito ao esquecimento. O método utilizado para este trabalho será a revisão bibliográfica, por meio de revisão de literatura. O trabalho analisará as finalidades do Direito penal, as funções da pena, a temporariedade e vedação às penas perpétuas e análise do Direito à privdade, sob a ótica da Constituição Federal do Brasil.
id Krot_9f10132d9ae59d963876c399596adddd
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67134
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiroEsquecimentoConstituiçãoConstituiçãoPrivacidadeTemporariedadeO presente trabalho discorrerá sobre a existência do Direito ao esquecimento, um tronco temático do Direito Constitucional. Assunto que também se reflete em outras áreas do Direito, como por exemplo, no Direito Penal, cuja relação será tratada pertinentemente nesta exposição acadêmica. Tem-se por objetivo traçar uma evolução histórica sobre o Direito ao esquecimento e como sua aplicação é efetivada no Brasil. Em relação ao Direito penal, teremos como discussão um fato juridicamente que possa ser relembrado após um lapso temporal, e que tenha o poder de prejudicar alguem em sua imagem, intimidade, trazendo assim como uma espécie de lembrança negativa ou mesmo dolorida, sendo como uma espécie de “pena perpétua”. O tema - apesar de sensível por se tratar de direito à intimidade e privacidade - apenas recentemente (2021) teve decisão do Supremo Tribunal Federal, maior corte do país e guarda dos assuntos constitucionais, sobre uma direção norteadora sobre a interpretação dos assuntos relacionados ao Direito ao esquecimento. O método utilizado para este trabalho será a revisão bibliográfica, por meio de revisão de literatura. O trabalho analisará as finalidades do Direito penal, as funções da pena, a temporariedade e vedação às penas perpétuas e análise do Direito à privdade, sob a ótica da Constituição Federal do Brasil.2023-12-07T12:54:11Z2023-12-07T12:54:11Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67134MORAES, Pedro Henrique Duarte deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-07T12:54:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/67134Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-12-07T12:54:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-12-07T12:54:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
title O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
spellingShingle O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
MORAES, Pedro Henrique Duarte de
Esquecimento
Constituição
Constituição
Privacidade
Temporariedade
title_short O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
title_full O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
title_fullStr O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
title_full_unstemmed O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
title_sort O direito ao esquecimento e o direito penal constitucional brasileiro
author MORAES, Pedro Henrique Duarte de
author_facet MORAES, Pedro Henrique Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Pedro Henrique Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Esquecimento
Constituição
Constituição
Privacidade
Temporariedade
topic Esquecimento
Constituição
Constituição
Privacidade
Temporariedade
description O presente trabalho discorrerá sobre a existência do Direito ao esquecimento, um tronco temático do Direito Constitucional. Assunto que também se reflete em outras áreas do Direito, como por exemplo, no Direito Penal, cuja relação será tratada pertinentemente nesta exposição acadêmica. Tem-se por objetivo traçar uma evolução histórica sobre o Direito ao esquecimento e como sua aplicação é efetivada no Brasil. Em relação ao Direito penal, teremos como discussão um fato juridicamente que possa ser relembrado após um lapso temporal, e que tenha o poder de prejudicar alguem em sua imagem, intimidade, trazendo assim como uma espécie de lembrança negativa ou mesmo dolorida, sendo como uma espécie de “pena perpétua”. O tema - apesar de sensível por se tratar de direito à intimidade e privacidade - apenas recentemente (2021) teve decisão do Supremo Tribunal Federal, maior corte do país e guarda dos assuntos constitucionais, sobre uma direção norteadora sobre a interpretação dos assuntos relacionados ao Direito ao esquecimento. O método utilizado para este trabalho será a revisão bibliográfica, por meio de revisão de literatura. O trabalho analisará as finalidades do Direito penal, as funções da pena, a temporariedade e vedação às penas perpétuas e análise do Direito à privdade, sob a ótica da Constituição Federal do Brasil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T12:54:11Z
2023-12-07T12:54:11Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67134
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672989186654208