O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA SOB ORIENTAÇÃO DA BNCC: O VIDEOCLIPE PARA O APRIMORAMENTO DO LISTENING AND SPEAKING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZIMMER, ROSANGELA
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33516
Resumo: Toda criança e todo jovem sempre associam um grande percentual de amor e prazer em todas as suas atividades vivenciais. E não é diferente na escola. Ela precisa ser desafiadora e prazerosa para servir de apoio à aprendizagem. Oferecer música para reflexões, acompanhada de cores e todas as linguagens com as quais os estudantes estão familiarizados foi o indicador desta dissertação. O presente trabalho, então, teceu um diálogo entre a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) com o objetivo de potencializar a atividade de leitura por meio de videoclipe como gênero audiovisual multimodal, considerado como uma Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC - para o desenvolvimento de atividade no ensino fundamental II. A proposta colocou em prática a construção de elos entre a letra da música (linguagem verbal), melodia e a linguagem não verbal (elementos sígnicos). A partir do questionamento: a inclusão de ferramentas tecnológicas pode oportunizar melhores comportamentos, rendimentos e o desenvolvimento de competências? Focou-se o objetivo geral de expor o material instrucional videoclipe aos alunos dos anos concluintes do fundamental II. Os usos de três videoclipes como ferramenta para as leituras oportunizaram aos estudantes um trabalho de reading, listening e speaking, por meio de métodos que propiciaram modelos de autoconhecimento e oportunidade de expressão da língua inglesa de forma significativa e crítica. As seis oficinas foram aplicadas na Escola Estadual Souza Bandeira com os alunos concluintes do fundamental II com duração de uma hora. A pesquisa foi realizada com a aplicação de uma metodologia ativa a trinta sujeitos participantes, dividido em seis grupos. Os mesmos receberam um questionário que foi respondido após a projeção dos videoclipes, além de momentos de discussão, examinando-se as interações e comunicações orais e por escrito. Buscou-se na Base Nacional Comum Curricular em suas bases teórico-metodológicas, os direcionamentos sobre língua/linguagem e tecnologia aplicada ao ensino, na dimensão do documento oficial – além de outros teóricos, como: Bakhtin (1997, 2006), Bronckart (2009), Rojo (2012, 2015) Schneuwly; Dolz (2004), Coscarelli (1998), Horn & Staker (2015), Kensky (2007), Marcuschi & Xavier (2010) Moran (2018), Soares (2012), Moita Lopes (2006), MottaRoth (2005), Rajagopalan (2004, 2009), Santaella (1983, 2008, 2017), entre outros. Para tanto, esta dissertação está formulada nos seguintes capítulos: Fundamentos Pedagógicos na BNCC; Novas Tecnologias: um tempo à deriva e o Videoclipe Musical: um texto multimodal. Como um possível resultado, espera-se aprofundar o diálogo sobre a BNCC com os colegas da área no sentido de um uso mais intensivo de metodologias ativas no ensino de Língua Inglesa.
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A proposta colocou em prática a construção de elos entre a letra da música (linguagem verbal), melodia e a linguagem não verbal (elementos sígnicos). A partir do questionamento: a inclusão de ferramentas tecnológicas pode oportunizar melhores comportamentos, rendimentos e o desenvolvimento de competências? Focou-se o objetivo geral de expor o material instrucional videoclipe aos alunos dos anos concluintes do fundamental II. Os usos de três videoclipes como ferramenta para as leituras oportunizaram aos estudantes um trabalho de reading, listening e speaking, por meio de métodos que propiciaram modelos de autoconhecimento e oportunidade de expressão da língua inglesa de forma significativa e crítica. As seis oficinas foram aplicadas na Escola Estadual Souza Bandeira com os alunos concluintes do fundamental II com duração de uma hora. A pesquisa foi realizada com a aplicação de uma metodologia ativa a trinta sujeitos participantes, dividido em seis grupos. 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