LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes Conceição, Luiz Eduardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Afonso dos Santos, Tamara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188
Resumo: Essa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.
id UFAC-2_8678ee91ba201639c6ff78058c8e1fde
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6188
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)Letramento DigitalLíngua InglesaBNCCEssa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/618810.29327/268346.6.14-4Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-63Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-63Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-632526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188/3751Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes Conceição, Luiz EduardoAfonso dos Santos, Tamara2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6188Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
spellingShingle LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Guedes Conceição, Luiz Eduardo
Letramento Digital
Língua Inglesa
BNCC
title_short LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_fullStr LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_full_unstemmed LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_sort LETRAMENTO DIGITAL: um estudo do componente curricular de Língua Inglesa na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
author Guedes Conceição, Luiz Eduardo
author_facet Guedes Conceição, Luiz Eduardo
Afonso dos Santos, Tamara
author_role author
author2 Afonso dos Santos, Tamara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes Conceição, Luiz Eduardo
Afonso dos Santos, Tamara
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Digital
Língua Inglesa
BNCC
topic Letramento Digital
Língua Inglesa
BNCC
description Essa pesquisa objetiva descrever como os pressupostos teóricos de letramentos digitais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Inglesa se relacionam. Considerando o papel norteador que a BNCC ocupa, é de suma importância compreender a concepção de letramento digital no referido documento para o ensino e aprendizagem de língua inglesa na contemporaneidade. Para tanto, investigamos de forma exploratória e descritiva as competências e habilidades da disciplina de Língua Inglesa que trazem a temática de letramento digital para os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, analisamos o documento em uma perspectiva crítica e dialógica com as teorias de multiletramento abordadas por autores como Ribeiro (2009), Rojo (2012) e Kress (2003), entre outros. Na pesquisa, concluímos que algumas competências estabelecidas para Linguagens e, especificamente, para o componente curricular de Língua Inglesa, abordam Letramento Digital dialógica e criticamente com reflexões teóricas recentes, no entanto, fazem-se necessários estudos para problematizar aspectos políticos, sociais e econômicos que influenciaram na elaboração deste documento norteador.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188
10.29327/268346.6.14-4
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6188/3751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-63
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-63
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 48-63
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221601361920