Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARENDA, Carlo Emanuel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50677
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar algumas das principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro ocorrida a partir de 2020. Muito debatido entre parlamentares e alguns setores da população brasileira, a lei nº 14.071 tem sido alvo de críticas pela sua proposta. Muitos tem julgado esta lei de forma equivocada, visto que tem por objetivo beneficiar aqueles que trabalham utilizando sua carteira nacional de habilitação. Ao final desse trabalho deveremos ter uma maior compreensão de sua proposta, quais os preceitos constitucionais que se baseiam suas premissas elucidando eventuais dúvidas. Através de coleta de dados utilizando pesquisas sobre manifestações dos parlamentares, meios jornalísticos, meios de comunicações referente a órgãos fiscalizadores do trânsito, nossa Constituição Federal e o novo Código de Trânsito Brasileiro, iremos traçar paralelos e interseções sobre ambos, mostrando o que é fato e o que é sensacionalismo. A partir da análise de dados, podemos concluir que essas mudanças visam proteger o trabalhador que utilizam a CNH, porém contém algumas falhas.
id Krot_a46fb17effc2b7331ff91062202b0e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50677
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MARENDA, Carlo Emanuel2023-03-31T14:51:00Z2023-03-31T14:51:00Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50677O presente trabalho tem por objetivo demonstrar algumas das principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro ocorrida a partir de 2020. Muito debatido entre parlamentares e alguns setores da população brasileira, a lei nº 14.071 tem sido alvo de críticas pela sua proposta. Muitos tem julgado esta lei de forma equivocada, visto que tem por objetivo beneficiar aqueles que trabalham utilizando sua carteira nacional de habilitação. Ao final desse trabalho deveremos ter uma maior compreensão de sua proposta, quais os preceitos constitucionais que se baseiam suas premissas elucidando eventuais dúvidas. Através de coleta de dados utilizando pesquisas sobre manifestações dos parlamentares, meios jornalísticos, meios de comunicações referente a órgãos fiscalizadores do trânsito, nossa Constituição Federal e o novo Código de Trânsito Brasileiro, iremos traçar paralelos e interseções sobre ambos, mostrando o que é fato e o que é sensacionalismo. A partir da análise de dados, podemos concluir que essas mudanças visam proteger o trabalhador que utilizam a CNH, porém contém algumas falhas.Novo código de trânsito brasileiroNovo CTBLei nª14.071CNHCódigo de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDireitoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCARLO_EMANUEL_MARENDA.pdfCARLO_EMANUEL_MARENDA.pdfapplication/pdf879574https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50677/1/CARLO_EMANUEL_MARENDA.pdf9110de0e5934b0e280ae82b7fa821c46MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50677/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/506772023-03-31 11:51:00.233oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-31T14:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-31T14:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
title Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
spellingShingle Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
MARENDA, Carlo Emanuel
Novo código de trânsito brasileiro
Novo CTB
Lei nª14.071
CNH
title_short Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
title_full Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
title_fullStr Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
title_full_unstemmed Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
title_sort Código de trânsito brasileiro: os reflexos da lei nº 14.071, de 13 de outubro de 2020 no “código de transito brasileiro” sobre o aumento do limite da pontuação da carteira nacional de habilitação
author MARENDA, Carlo Emanuel
author_facet MARENDA, Carlo Emanuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARENDA, Carlo Emanuel
dc.subject.por.fl_str_mv Novo código de trânsito brasileiro
Novo CTB
Lei nª14.071
CNH
topic Novo código de trânsito brasileiro
Novo CTB
Lei nª14.071
CNH
description O presente trabalho tem por objetivo demonstrar algumas das principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro ocorrida a partir de 2020. Muito debatido entre parlamentares e alguns setores da população brasileira, a lei nº 14.071 tem sido alvo de críticas pela sua proposta. Muitos tem julgado esta lei de forma equivocada, visto que tem por objetivo beneficiar aqueles que trabalham utilizando sua carteira nacional de habilitação. Ao final desse trabalho deveremos ter uma maior compreensão de sua proposta, quais os preceitos constitucionais que se baseiam suas premissas elucidando eventuais dúvidas. Através de coleta de dados utilizando pesquisas sobre manifestações dos parlamentares, meios jornalísticos, meios de comunicações referente a órgãos fiscalizadores do trânsito, nossa Constituição Federal e o novo Código de Trânsito Brasileiro, iremos traçar paralelos e interseções sobre ambos, mostrando o que é fato e o que é sensacionalismo. A partir da análise de dados, podemos concluir que essas mudanças visam proteger o trabalhador que utilizam a CNH, porém contém algumas falhas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-31T14:51:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-31T14:51:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50677
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50677
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50677/1/CARLO_EMANUEL_MARENDA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/50677/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9110de0e5934b0e280ae82b7fa821c46
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460326687571968