Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39038 |
Resumo: | Os motores elétricos são repensáveis por converter a energia elétrica em mecânica. Para tal, os motores de indução destacam-se, devido ao seu bom desempenho e baixo custo de manutenção. A partir de então, os motores de indução assíncrono trifásico está presente em praticamente todo o processo industrial, sendo responsáveis por uma significativa parcela de consumo de energia em âmbito industrial, mundial. Devido à isso, tem-se uma intensa preocupação com a sua eficiência, uma vez que, os motores de indução apresentam perdas, porém estas estão relacionadas ao seu consumo real, no qual, refere-se “somente” as suas perdas internas. No entanto como o motor de indução opera próximo a velocidade assíncrona, está perda pode ser suprida. Logo, fundamentando-se nessas características, este artigo tem como objetivo descrever o acionamento de um motor de indução que através do duplo conversor tenha otimizado o desempenho de altas velocidades. Para isso, tronou-se fundamental descrever os motores elétricos, bem como, os motores de indução, a fim de apresentar os seus elementos, bem como, o seu princípio de funcionamento, para então relacionar o desempenho de um motor de indução (MI) quanto o desempenho do Motor de Alto Rendimento. Baseando-se nessas características o tipo de pesquisa a ser realizado nesse trabalho foi uma revisão de literatura, no quais, utilizaram-se tanto livros quanto artigos digitais presentes nos bancos de dados digitais, tais como: google acadêmico e scielo, no qual, conclui-se que, ambos os tipos de motores apresentam tanto vantagens como desvantagens, assim sendo, a escolha entre o motor convencional ou de Alto Rendimento, partirá da sua relação custo/benefício. |
id |
Krot_a74be88b442c217e706b08bbc513d67b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39038 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversorMotores de induçãoVeículos elétricosDuplo conversorOs motores elétricos são repensáveis por converter a energia elétrica em mecânica. Para tal, os motores de indução destacam-se, devido ao seu bom desempenho e baixo custo de manutenção. A partir de então, os motores de indução assíncrono trifásico está presente em praticamente todo o processo industrial, sendo responsáveis por uma significativa parcela de consumo de energia em âmbito industrial, mundial. Devido à isso, tem-se uma intensa preocupação com a sua eficiência, uma vez que, os motores de indução apresentam perdas, porém estas estão relacionadas ao seu consumo real, no qual, refere-se “somente” as suas perdas internas. No entanto como o motor de indução opera próximo a velocidade assíncrona, está perda pode ser suprida. Logo, fundamentando-se nessas características, este artigo tem como objetivo descrever o acionamento de um motor de indução que através do duplo conversor tenha otimizado o desempenho de altas velocidades. Para isso, tronou-se fundamental descrever os motores elétricos, bem como, os motores de indução, a fim de apresentar os seus elementos, bem como, o seu princípio de funcionamento, para então relacionar o desempenho de um motor de indução (MI) quanto o desempenho do Motor de Alto Rendimento. Baseando-se nessas características o tipo de pesquisa a ser realizado nesse trabalho foi uma revisão de literatura, no quais, utilizaram-se tanto livros quanto artigos digitais presentes nos bancos de dados digitais, tais como: google acadêmico e scielo, no qual, conclui-se que, ambos os tipos de motores apresentam tanto vantagens como desvantagens, assim sendo, a escolha entre o motor convencional ou de Alto Rendimento, partirá da sua relação custo/benefício.2022-04-06T12:54:50Z2022-04-06T12:54:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39038ROCHAEL FILHO, Obed Gedeonporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T12:54:50Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39038Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-06T12:54:50falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-06T12:54:50Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
title |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
spellingShingle |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor ROCHAEL FILHO, Obed Gedeon Motores de indução Veículos elétricos Duplo conversor |
title_short |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
title_full |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
title_fullStr |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
title_full_unstemmed |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
title_sort |
Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor |
author |
ROCHAEL FILHO, Obed Gedeon |
author_facet |
ROCHAEL FILHO, Obed Gedeon |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROCHAEL FILHO, Obed Gedeon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motores de indução Veículos elétricos Duplo conversor |
topic |
Motores de indução Veículos elétricos Duplo conversor |
description |
Os motores elétricos são repensáveis por converter a energia elétrica em mecânica. Para tal, os motores de indução destacam-se, devido ao seu bom desempenho e baixo custo de manutenção. A partir de então, os motores de indução assíncrono trifásico está presente em praticamente todo o processo industrial, sendo responsáveis por uma significativa parcela de consumo de energia em âmbito industrial, mundial. Devido à isso, tem-se uma intensa preocupação com a sua eficiência, uma vez que, os motores de indução apresentam perdas, porém estas estão relacionadas ao seu consumo real, no qual, refere-se “somente” as suas perdas internas. No entanto como o motor de indução opera próximo a velocidade assíncrona, está perda pode ser suprida. Logo, fundamentando-se nessas características, este artigo tem como objetivo descrever o acionamento de um motor de indução que através do duplo conversor tenha otimizado o desempenho de altas velocidades. Para isso, tronou-se fundamental descrever os motores elétricos, bem como, os motores de indução, a fim de apresentar os seus elementos, bem como, o seu princípio de funcionamento, para então relacionar o desempenho de um motor de indução (MI) quanto o desempenho do Motor de Alto Rendimento. Baseando-se nessas características o tipo de pesquisa a ser realizado nesse trabalho foi uma revisão de literatura, no quais, utilizaram-se tanto livros quanto artigos digitais presentes nos bancos de dados digitais, tais como: google acadêmico e scielo, no qual, conclui-se que, ambos os tipos de motores apresentam tanto vantagens como desvantagens, assim sendo, a escolha entre o motor convencional ou de Alto Rendimento, partirá da sua relação custo/benefício. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-04-06T12:54:50Z 2022-04-06T12:54:50Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39038 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39038 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672930948743168 |