Motor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHAEL FILHO, Obed Gedeon
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39038
Resumo: Os motores elétricos são repensáveis por converter a energia elétrica em mecânica. Para tal, os motores de indução destacam-se, devido ao seu bom desempenho e baixo custo de manutenção. A partir de então, os motores de indução assíncrono trifásico está presente em praticamente todo o processo industrial, sendo responsáveis por uma significativa parcela de consumo de energia em âmbito industrial, mundial. Devido à isso, tem-se uma intensa preocupação com a sua eficiência, uma vez que, os motores de indução apresentam perdas, porém estas estão relacionadas ao seu consumo real, no qual, refere-se “somente” as suas perdas internas. No entanto como o motor de indução opera próximo a velocidade assíncrona, está perda pode ser suprida. Logo, fundamentando-se nessas características, este artigo tem como objetivo descrever o acionamento de um motor de indução que através do duplo conversor tenha otimizado o desempenho de altas velocidades. Para isso, tronou-se fundamental descrever os motores elétricos, bem como, os motores de indução, a fim de apresentar os seus elementos, bem como, o seu princípio de funcionamento, para então relacionar o desempenho de um motor de indução (MI) quanto o desempenho do Motor de Alto Rendimento. Baseando-se nessas características o tipo de pesquisa a ser realizado nesse trabalho foi uma revisão de literatura, no quais, utilizaram-se tanto livros quanto artigos digitais presentes nos bancos de dados digitais, tais como: google acadêmico e scielo, no qual, conclui-se que, ambos os tipos de motores apresentam tanto vantagens como desvantagens, assim sendo, a escolha entre o motor convencional ou de Alto Rendimento, partirá da sua relação custo/benefício.
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Logo, fundamentando-se nessas características, este artigo tem como objetivo descrever o acionamento de um motor de indução que através do duplo conversor tenha otimizado o desempenho de altas velocidades. Para isso, tronou-se fundamental descrever os motores elétricos, bem como, os motores de indução, a fim de apresentar os seus elementos, bem como, o seu princípio de funcionamento, para então relacionar o desempenho de um motor de indução (MI) quanto o desempenho do Motor de Alto Rendimento. Baseando-se nessas características o tipo de pesquisa a ser realizado nesse trabalho foi uma revisão de literatura, no quais, utilizaram-se tanto livros quanto artigos digitais presentes nos bancos de dados digitais, tais como: google acadêmico e scielo, no qual, conclui-se que, ambos os tipos de motores apresentam tanto vantagens como desvantagens, assim sendo, a escolha entre o motor convencional ou de Alto Rendimento, partirá da sua relação custo/benefício.Motores de induçãoVeículos elétricosDuplo conversorMotor de indução para veículos elétricos: uso de duplo conversorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Elétricaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALOBED+GEDEON+ROCHAEL+FILHO.pdfOBED+GEDEON+ROCHAEL+FILHO.pdfapplication/pdf1079952https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39038/1/OBED%2bGEDEON%2bROCHAEL%2bFILHO.pdfcfafd9a5c96bc91ec25f73cf8d204692MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/39038/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/390382022-04-06 09:54:50.059oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-06T12:54:50falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-06T12:54:50Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
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