Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61838 |
Resumo: | O presente trabalho buscou compreender as repercussões das publicidades e marketing na alimentação diária das crianças. Neste contexto, o objetivo geral é refletir sobre a alimentação infantil no Brasil, compreendendo o uso de propagandas como meio de mudanças na alimentação infantil. Mediante a crescente relevância do marketing nas indústrias e consequentemente nas ofertas de alimentos que torna mais atrativo a proposta de diversos produtos, surgiu o questionamento da pesquisa: De que maneira as propagandas podem impactar na alimentação infantil brasileira? Foi necessário o aprofundamento na bibliografia para a contextualização do tema desta pesquisa, destacando-se opiniões de alguns autores sob o respectivo tema Birch (1998) Garcia (2003), Henrique (2012). O estudo baseado em revisão de literatura com buscas por meio de livros acadêmicos, revistas científicas e sites científicos confiáveis foi escolhido para o escopo por seu caráter de identificação e análise da proposta oferecida pelo estudo, que busca compreendê-lo a partir da seleção de obras que corrobora para compreensão final . Diante do exposto, pode-se concluir que a propaganda tem o papel importante na escolhas alimentares, dos pais e filhos que constantemente são bombardeados pelas informações fornecidas pela a mídia, as mudanças alimentares são tão explícitas que impactou praticamente todos os países com o fornecimento de alimentos ultraprocessados que são facilitadores da vida diária. Contudo, no que diz respeito à saúde foi possível compreender que a maioria dos alimentos fornecidos pelas propagandas, ajudam no desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes, percebendo-se que é primordial que as crianças conheçam os alimentos naturais, aprenda a manusear e criar uma afetividade com alimentos culturais. |
id |
Krot_a935289ddae57285f15aab35ed203918 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61838 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
CARVALHO, Nayara Silva Araújo2023-08-25T11:50:09Z2023-08-25T11:50:09Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61838O presente trabalho buscou compreender as repercussões das publicidades e marketing na alimentação diária das crianças. Neste contexto, o objetivo geral é refletir sobre a alimentação infantil no Brasil, compreendendo o uso de propagandas como meio de mudanças na alimentação infantil. Mediante a crescente relevância do marketing nas indústrias e consequentemente nas ofertas de alimentos que torna mais atrativo a proposta de diversos produtos, surgiu o questionamento da pesquisa: De que maneira as propagandas podem impactar na alimentação infantil brasileira? Foi necessário o aprofundamento na bibliografia para a contextualização do tema desta pesquisa, destacando-se opiniões de alguns autores sob o respectivo tema Birch (1998) Garcia (2003), Henrique (2012). O estudo baseado em revisão de literatura com buscas por meio de livros acadêmicos, revistas científicas e sites científicos confiáveis foi escolhido para o escopo por seu caráter de identificação e análise da proposta oferecida pelo estudo, que busca compreendê-lo a partir da seleção de obras que corrobora para compreensão final . Diante do exposto, pode-se concluir que a propaganda tem o papel importante na escolhas alimentares, dos pais e filhos que constantemente são bombardeados pelas informações fornecidas pela a mídia, as mudanças alimentares são tão explícitas que impactou praticamente todos os países com o fornecimento de alimentos ultraprocessados que são facilitadores da vida diária. Contudo, no que diz respeito à saúde foi possível compreender que a maioria dos alimentos fornecidos pelas propagandas, ajudam no desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes, percebendo-se que é primordial que as crianças conheçam os alimentos naturais, aprenda a manusear e criar uma afetividade com alimentos culturais.CriançasNutriçãoPropagandaMarketingConsumo de alimentosInfluência da publicidade e do marketing na Alimentação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNutriçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNAYARA+SILVA+ARAUJO+CARVALHO.pdfNAYARA+SILVA+ARAUJO+CARVALHO.pdfapplication/pdf343189https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61838/1/NAYARA%2bSILVA%2bARAUJO%2bCARVALHO.pdf50f71e259123cd0be3e0fb4ecdf3d007MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61838/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/618382023-08-25 08:50:10.095oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-25T11:50:10falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-25T11:50:10Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
title |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
spellingShingle |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil CARVALHO, Nayara Silva Araújo Crianças Nutrição Propaganda Marketing Consumo de alimentos |
title_short |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
title_full |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
title_fullStr |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
title_full_unstemmed |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
title_sort |
Influência da publicidade e do marketing na Alimentação infantil |
author |
CARVALHO, Nayara Silva Araújo |
author_facet |
CARVALHO, Nayara Silva Araújo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CARVALHO, Nayara Silva Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Nutrição Propaganda Marketing Consumo de alimentos |
topic |
Crianças Nutrição Propaganda Marketing Consumo de alimentos |
description |
O presente trabalho buscou compreender as repercussões das publicidades e marketing na alimentação diária das crianças. Neste contexto, o objetivo geral é refletir sobre a alimentação infantil no Brasil, compreendendo o uso de propagandas como meio de mudanças na alimentação infantil. Mediante a crescente relevância do marketing nas indústrias e consequentemente nas ofertas de alimentos que torna mais atrativo a proposta de diversos produtos, surgiu o questionamento da pesquisa: De que maneira as propagandas podem impactar na alimentação infantil brasileira? Foi necessário o aprofundamento na bibliografia para a contextualização do tema desta pesquisa, destacando-se opiniões de alguns autores sob o respectivo tema Birch (1998) Garcia (2003), Henrique (2012). O estudo baseado em revisão de literatura com buscas por meio de livros acadêmicos, revistas científicas e sites científicos confiáveis foi escolhido para o escopo por seu caráter de identificação e análise da proposta oferecida pelo estudo, que busca compreendê-lo a partir da seleção de obras que corrobora para compreensão final . Diante do exposto, pode-se concluir que a propaganda tem o papel importante na escolhas alimentares, dos pais e filhos que constantemente são bombardeados pelas informações fornecidas pela a mídia, as mudanças alimentares são tão explícitas que impactou praticamente todos os países com o fornecimento de alimentos ultraprocessados que são facilitadores da vida diária. Contudo, no que diz respeito à saúde foi possível compreender que a maioria dos alimentos fornecidos pelas propagandas, ajudam no desenvolvimento de doenças crônicas, como a diabetes, percebendo-se que é primordial que as crianças conheçam os alimentos naturais, aprenda a manusear e criar uma afetividade com alimentos culturais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-25T11:50:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-25T11:50:09Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61838 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61838/1/NAYARA%2bSILVA%2bARAUJO%2bCARVALHO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61838/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
50f71e259123cd0be3e0fb4ecdf3d007 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460298013212672 |