A importância da psicopedagogia na inclusão escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45603 |
Resumo: | Desde que se tornou uma democracia, o sistema educacional no Brasil se desenvolveu consideravelmente, mas ainda está longe de ser satisfatório de acordo com o quadro legal. Em dezembro de 1996, o Brasil adotou uma lei sobre educação nacional que afirmou, entre outras coisas, que as escolas devem educar todos os cidadãos, fortalecer a democracia e promover a diversidade cultural. O princípio da educação inclusiva para alunos com necessidades especiais foi incluído na lei (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Nº 9.394, 1996). A justiicativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a educação inclusiva visa educar todas as crianças independentemente de diferenças ou dificuldades individuais e é uma forma de mudar atitudes discriminatórias, promover comunidades de acolhimento e uma sociedade inclusiva. Qual a importância da mediação de professores, psicólogos e colaboradores na inclusão escolar? O objetivo geral do estudo foi de apresentar a importância da psicopedagogia na inclusão escolar. O estudo é uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. A Lei Nº 9.394, uma parte da legislação nacional brasileira que, entre outras coisas, estipula que todos os cidadãos devem ter oportunidades educacionais iguais. |
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