A importância da psicopedagogia na inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IZQUIERDO, Emily Farias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45603
Resumo: Desde que se tornou uma democracia, o sistema educacional no Brasil se desenvolveu consideravelmente, mas ainda está longe de ser satisfatório de acordo com o quadro legal. Em dezembro de 1996, o Brasil adotou uma lei sobre educação nacional que afirmou, entre outras coisas, que as escolas devem educar todos os cidadãos, fortalecer a democracia e promover a diversidade cultural. O princípio da educação inclusiva para alunos com necessidades especiais foi incluído na lei (LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL, Nº 9.394, 1996). A justiicativa e relevância para este estudo está na necessidade de compreender que a educação inclusiva visa educar todas as crianças independentemente de diferenças ou dificuldades individuais e é uma forma de mudar atitudes discriminatórias, promover comunidades de acolhimento e uma sociedade inclusiva. Qual a importância da mediação de professores, psicólogos e colaboradores na inclusão escolar? O objetivo geral do estudo foi de apresentar a importância da psicopedagogia na inclusão escolar. O estudo é uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva. A Lei Nº 9.394, uma parte da legislação nacional brasileira que, entre outras coisas, estipula que todos os cidadãos devem ter oportunidades educacionais iguais.
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