A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bárbara Faillace Torres dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189
Resumo: Esta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola.
id UFF-2_121cf4ab78133cc68850ad1bb98cea81
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29189
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantilAtendimento educacional especializadoEducação especialPsicopedagogiaAutismoEducação inclusivaSala de recursos multifuncionalNeurodiversidadeTEAAutismoPsicopedagogiaEducação inclusivaDiversidadeEsta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola.48 f.Pisetta, Maria Angélica Augusto de MelloSilva, Maicon BarbosaSantos, Bárbara Faillace Torres dos2023-06-22T13:37:19Z2023-06-22T13:37:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSantos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-22T13:37:23Zoai:app.uff.br:1/29189Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:36.582951Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
title A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
spellingShingle A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
Santos, Bárbara Faillace Torres dos
Atendimento educacional especializado
Educação especial
Psicopedagogia
Autismo
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncional
Neurodiversidade
TEA
Autismo
Psicopedagogia
Educação inclusiva
Diversidade
title_short A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
title_full A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
title_fullStr A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
title_sort A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil
author Santos, Bárbara Faillace Torres dos
author_facet Santos, Bárbara Faillace Torres dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
Silva, Maicon Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Bárbara Faillace Torres dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento educacional especializado
Educação especial
Psicopedagogia
Autismo
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncional
Neurodiversidade
TEA
Autismo
Psicopedagogia
Educação inclusiva
Diversidade
topic Atendimento educacional especializado
Educação especial
Psicopedagogia
Autismo
Educação inclusiva
Sala de recursos multifuncional
Neurodiversidade
TEA
Autismo
Psicopedagogia
Educação inclusiva
Diversidade
description Esta monografia tem a finalidade de analisar de que forma o profissional de AEE (Atendimento Educacional Especializado) através de intervenções psicopedagógicas, na Sala de Recursos Multifuncionais, pode auxiliar a crianças autistas em seu processo de ensino aprendizagem, ponderando a importância do apoio da comunidade escolar, do professor da sala regular, e demais profissionais que acompanham a criança, para superar junto a ela os desafios do dia a dia escolar e promovendo assim a sua inclusão na educação infantil de forma eficaz, buscando ganhos a curto e a longo prazo. O ambiente escolar pode ser muito fatigante para crianças neuroatípicas, contudo, um olhar sensível e individualizado, pautado em uma prática empática pode considerar o aluno e respeitar os seus limites para potencializar as habilidades já adquiridas pela criança. É preciso abandonar a visão limitadora e capacitista, buscar facilitadores para atender às demandas dos conteúdos escolares, e assim minimizar desconfortos, trazendo bem-estar para o autista durante a sua permanência na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-22T13:37:19Z
2023-06-22T13:37:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189
identifier_str_mv Santos, Bárbara Faillace Torres dos. A importância da psicopedagogia enquanto área do saber e intervenção na inclusão de autistas na educação infantil 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823624642887680