EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/30291
Resumo: A investigação sobre a propriedade intelectual tem sido tarefa de todos os continentes, sejam eles desenvolvidos ou não. Essa preocupação tem raízes econômicas, vez que a proteção do conhecimento define se uma nação vai ou não se desenvolver economicamente. Foi assim na China dos séculos X a XIII, Veneza do século XV, Índia do século XVIII, Japão Imperial do século XIX e, tem sido assim na União Europeia, na América e na Ásia do século XXI. Nesse cenário, a propriedade intelectual ora é usada como instrumento de opressão, ora como estratégia de libertação econômica. Deste modo, para compreender o seu modus operandi, o objetivo deste trabalho, em sintonia com a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável, foi investigar e compreender a propriedade intelectual, desde a lei veneziana de patentes, até o acesso ao patrimônio genético e cultura. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática, que ocorreu em três estágios: planejamento, condução e disseminação. Os resultados alcançados propiciaram a elaboração de cinco discussões, sendo: a compreensão da origem da propriedade intelectual e sua diferenciação dos direitos de autor; o mapeamento desses institutos em âmbito global nos continentes americano, europeu e asiático; os desafios enfrentados pelos continentes na transposição das normas contidas nos acordos multilaterais (Paris, Berna, Roma, União Europeia, OMC e TRIPS) para as normas nacionais (domésticas); as dificuldades de transição da propriedade intelectual como elemento cultural para o status de política econômica; e, a identificação das instâncias normativas e judiciárias que norteiam a proteção do conhecimento em escala global. Ao concluir, compreende-se que a propriedade intelectual em alguns países da Ásia foram a ferramenta de libertação da colonização tecnológica, como no caso do Japão, em relação aos Estados Unidos e, da Índia, em relação à Coroa Britânica.
id Krot_ab9954e4f34fa8b63bbd5782cd7c9d8c
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/30291
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIAPropriedade intelectualDireitos de autorA investigação sobre a propriedade intelectual tem sido tarefa de todos os continentes, sejam eles desenvolvidos ou não. Essa preocupação tem raízes econômicas, vez que a proteção do conhecimento define se uma nação vai ou não se desenvolver economicamente. Foi assim na China dos séculos X a XIII, Veneza do século XV, Índia do século XVIII, Japão Imperial do século XIX e, tem sido assim na União Europeia, na América e na Ásia do século XXI. Nesse cenário, a propriedade intelectual ora é usada como instrumento de opressão, ora como estratégia de libertação econômica. Deste modo, para compreender o seu modus operandi, o objetivo deste trabalho, em sintonia com a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável, foi investigar e compreender a propriedade intelectual, desde a lei veneziana de patentes, até o acesso ao patrimônio genético e cultura. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática, que ocorreu em três estágios: planejamento, condução e disseminação. Os resultados alcançados propiciaram a elaboração de cinco discussões, sendo: a compreensão da origem da propriedade intelectual e sua diferenciação dos direitos de autor; o mapeamento desses institutos em âmbito global nos continentes americano, europeu e asiático; os desafios enfrentados pelos continentes na transposição das normas contidas nos acordos multilaterais (Paris, Berna, Roma, União Europeia, OMC e TRIPS) para as normas nacionais (domésticas); as dificuldades de transição da propriedade intelectual como elemento cultural para o status de política econômica; e, a identificação das instâncias normativas e judiciárias que norteiam a proteção do conhecimento em escala global. Ao concluir, compreende-se que a propriedade intelectual em alguns países da Ásia foram a ferramenta de libertação da colonização tecnológica, como no caso do Japão, em relação aos Estados Unidos e, da Índia, em relação à Coroa Britânica.2021-02-19T13:48:29Z2021-02-19T13:48:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/30291MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-19T13:48:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/30291Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-02-19T13:48:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-02-19T13:48:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
title EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
spellingShingle EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVA
Propriedade intelectual
Direitos de autor
title_short EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
title_full EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
title_fullStr EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
title_full_unstemmed EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
title_sort EVOLUÇÃO HISTORICA E LEGISLATIVA DA PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO COMO INSTRUMENTO DE SOBERANIA
author MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVA
author_facet MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAIA, GUILHERME APARECIDO DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade intelectual
Direitos de autor
topic Propriedade intelectual
Direitos de autor
description A investigação sobre a propriedade intelectual tem sido tarefa de todos os continentes, sejam eles desenvolvidos ou não. Essa preocupação tem raízes econômicas, vez que a proteção do conhecimento define se uma nação vai ou não se desenvolver economicamente. Foi assim na China dos séculos X a XIII, Veneza do século XV, Índia do século XVIII, Japão Imperial do século XIX e, tem sido assim na União Europeia, na América e na Ásia do século XXI. Nesse cenário, a propriedade intelectual ora é usada como instrumento de opressão, ora como estratégia de libertação econômica. Deste modo, para compreender o seu modus operandi, o objetivo deste trabalho, em sintonia com a linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável, foi investigar e compreender a propriedade intelectual, desde a lei veneziana de patentes, até o acesso ao patrimônio genético e cultura. A metodologia aplicada foi a revisão sistemática, que ocorreu em três estágios: planejamento, condução e disseminação. Os resultados alcançados propiciaram a elaboração de cinco discussões, sendo: a compreensão da origem da propriedade intelectual e sua diferenciação dos direitos de autor; o mapeamento desses institutos em âmbito global nos continentes americano, europeu e asiático; os desafios enfrentados pelos continentes na transposição das normas contidas nos acordos multilaterais (Paris, Berna, Roma, União Europeia, OMC e TRIPS) para as normas nacionais (domésticas); as dificuldades de transição da propriedade intelectual como elemento cultural para o status de política econômica; e, a identificação das instâncias normativas e judiciárias que norteiam a proteção do conhecimento em escala global. Ao concluir, compreende-se que a propriedade intelectual em alguns países da Ásia foram a ferramenta de libertação da colonização tecnológica, como no caso do Japão, em relação aos Estados Unidos e, da Índia, em relação à Coroa Britânica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-02-19T13:48:29Z
2021-02-19T13:48:29Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/30291
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/30291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672920643338240