Intervenções fisioterapêuticas nos déficits motores em crianças com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOBATO, Bruna Raila Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39216
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) são desordens do neurodesenvolvimento descrito por déficits de interação comportamental, de comunicação e social. O desenvolvimento da motricidade e de habilidades motoras em crianças autistas ainda encontra-se pouco compreendidas porem os déficits motores estão bem presentes nesse espectro. Crianças com transtorno do espectro autista (TEA) manifestam diversas alterações motoras, com atrasos na coordenação, resultando em déficits na aprendizagem de habilidades motoras finas e complexas. A atuação fisioterapêutica frente ao transtorno se dá com intervenção sensorial e motora, que ajuda no desenvolvimento motor da criança. Portanto este estudo tem como objetivo apresentar os défices motores presente em crianças com TEA e como a fisioterapia pode ajudar nesse desenvolvimento. Para a realização desde estudo de revisão literária foram utilizadas as plataformas: Scientific Eletronic Library Online (SCIELO); DMS-5; Fisioweb, GOOGLE ACADÊMICO, artigos e testes publicados no período de 2000 a 2020. Com a conclusão desse estudo podemos observar que os déficits motores em crianças com TEA são visíveis e com a atuação da fisioterapia a criança pode mostrar melhora em seu desenvolvimento não só motor, mas também cognitivo.
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