O processo de alfabetização para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Tabata da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/49866
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos no sistema penitenciário tem o intuito de proporcionar escolarização àqueles que não tiveram a oportunidade de cursar na idade própria. É um direito constitucional garantido por lei para aqueles que estão privados de liberdade. Esse trabalho visa demonstrar a importância da Alfabetização para ressocialização do reeducando mostrando que os mesmos são capazes de voltar para a sociedade de forma digna, quebrando paradigmas da sociedade, a maior dificuldade foi encontrar são programas que incentivam a alfabetização dentro do sistema penitenciário. Vamos entender o contexto histórico de como surgiu a alfabetização no Brasil, de como surgiu o EJA dentro do sistema penitenciaria, além de ver metodologias e propostas pedagógicas de Alfabetização que são aplicadas aos reeducando. Essa pesquisa tem como metodologia qualitativa e descritiva, e os principais autores abordados foram Foucoal (1979) que ressalta que é dever do poder público garantir a educação do detento, Gadotti (1984) que abrange os esquecidos pela a educação, e Nucci (2008) que fala sobre os direitos na lei de Processo Penal e Execuções Penais. É um tema que apesar de antigo ainda precisa ser mais estudado e visto, ter mais políticas educacionais visada a população carcerária.
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