O desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de rua
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5532 |
Resumo: | As pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade. |
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O desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de ruaThe challenge of non-school institutions in pedagogical work with homeless peopleEJADesfiliamento SocialSituação de ruaAções Pedagógicas - RessocializaçãoAs pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade.People living on the streets is a complex, urgent and challenging issue, and as it is a present reality in Brazilian society, it is necessary for political representatives to pay attention to this reality and through public policies developed through liberating and transformative education, an important tool for social reintegration and achieving better living conditions. This work has the general objective: Investigating EJA in non school institutions and how they work with homeless people and develop pedagogical actions or projects. With the help of specific objectives: (1) Review literature about people in the process of social disaffiliation (2) Identify national or regional/local institutions that work with people living on the streets and (3) Reflect on the possibilities of intervention through Pedagogy. Furthermore, to construct the results, we used the analysis of a report via the web that presents the innovative literacy initiative for homeless people, located in Praça Marechal Deodoro, known as Praça das Mãos, in Salvador- BA, the report on The Arte Pop Project promotes actions with arts and crafts workshops in Mogi das Cruzes- SP and a field visit to the Centro Pop in Juazeiro- BA, to identify, through interviews, the pedagogical actions as results of this research, it can be considered that, the initiative to take the school to places frequented by homeless people, demonstrates that education can occur in any environment, as long as there is the will and commitment to transform reality.UNEBCarvalho, Luzineide DouradoGuedes, Neuma de SáBenevides, José RennerSouza, Sheila Patrícia da Silva2024-06-10T19:53:22Z2024-06-10T19:53:22Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5532porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-12T03:00:45Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5532Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-12T03:00:45Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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