POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO HÍBRIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, RITA DE CASSIA BORGES DE MAGALHÃES
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BITTENCOURT, ROBERTO NUNES, MELLO, SAULO RIBEIRO DE OLIVEIRA, SGARBI, NARA MARIA FIEL DE QUEVEDO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35019
Resumo: APRENDER E /OU ENSINAR SENDO EFETIVAMENTE PARTÍCIPE DO ASSUNTO SOBRE O QUAL SE ESTÁ ESTUDANDO: DESSA FORMA SÃO DESENVOLVIDOS OS ESTUDOS PERMEADOS PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, QUE REMETEM A PRÁTICAS INTEGRALIZADORAS CAPAZES DE TRANSPOR OS ALUNOS DO AMBIENTE TRADICIONAL NATURAL DA SALA DE AULA A UM LUGAR DE TOMADA DE DECISÕES, EXPERIMENTAÇÕES E CONSCIENTIZAÇÃO DE SUAS PRÁTICAS. OS ALUNOS SE DESENVOLVEM, ASSIM, COMO SUJEITOS AUTÔNOMOS, EDUCADOS PARA SEREM LIBERTADORES E LIBERTOS DE QUALQUER SISTEMA APRISIONADOR. DESSA MANEIRA, O PRESENTE ESTUDO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE SE PROPOR O ENSINO HÍBRIDO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, A QUAL CORROBORA NA CONSTRUÇÃO DE AULAS DINÂMICAS, UMA VEZ QUE PERMITE UM APRENDIZADO MAIS EFICAZ VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS ALUNOS, ESTIMULANDO-OS PARA ALÉM DA COMPREENSIBILIDADE DE CONTEÚDO. ESTA PESQUISA ANALISA TEXTOS E DADOS QUE APONTAM DESDE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NUMA BREVÍSSIMA PERSPECTIVA, E DOS SEUS MÉTODOS DE ENSINO ATÉ A RAIZ DA PRÁTICA ESCOLAR, COMO ELA SE CONFIGURA E SE ESTABELECE NAS SALAS DE AULA. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE QUE NUM AMBIENTE DIDÁTICO E DIALÉTICO É QUE ACONTECE O DEVIDO ENTENDIMENTO AUTÔNOMO E A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS DE TROCA DE SABERES. PORTANTO, ESCREVER SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NO AMBIENTE ESCOLAR É DE AMPLA RESPONSABILIDADE, POIS CADA SUJEITO APRENDE DE UMA OU VÁRIAS FORMAS, MAS CABE AO PROFESSOR REGENTE ANALISAR E CONTEXTUALIZAR O QUE DE FATO AGREGA VALOR AOS SEUS DISCENTES, NUNCA DEIXANDO DE ABRIR MÃO DE UM OLHAR FLEXÍVEL PARA QUE NÃO SE PERCA A HUMANIZAÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO.
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DESSA MANEIRA, O PRESENTE ESTUDO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DE SE PROPOR O ENSINO HÍBRIDO COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, A QUAL CORROBORA NA CONSTRUÇÃO DE AULAS DINÂMICAS, UMA VEZ QUE PERMITE UM APRENDIZADO MAIS EFICAZ VOLTADO AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DOS ALUNOS, ESTIMULANDO-OS PARA ALÉM DA COMPREENSIBILIDADE DE CONTEÚDO. ESTA PESQUISA ANALISA TEXTOS E DADOS QUE APONTAM DESDE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, NUMA BREVÍSSIMA PERSPECTIVA, E DOS SEUS MÉTODOS DE ENSINO ATÉ A RAIZ DA PRÁTICA ESCOLAR, COMO ELA SE CONFIGURA E SE ESTABELECE NAS SALAS DE AULA. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE QUE NUM AMBIENTE DIDÁTICO E DIALÉTICO É QUE ACONTECE O DEVIDO ENTENDIMENTO AUTÔNOMO E A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS DE TROCA DE SABERES. 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