MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Batista da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Diego de Oliveira, Sales, Gilvandenys Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318
Resumo: As tecnologias digitais, cada vez mais presentes na sociedade, têm causado mudanças comportamentais nos alunos. Pesquisas na área apontam algumas vantagens do uso de metodologias ativas, que utilizam recursos tecnológicos na situação formal de ensino, para atender às demandas dos alunos contemporâneos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é aplicar uma metodologia progressista, que integra ensino presencial e online, denominada ensino híbrido, e investigar qual a percepção dos alunos sobre essa metodologia. A presente pesquisa apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa, com alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Após a aplicação da metodologia proposta e dos recursos tecnológicos utilizados, são analisadas as respostas fornecidas pelos alunos sobre suas concepções a respeito dessa metodologia. Os resultados apontaram que, na opinião da maioria dos alunos, o uso da tecnologia digital não é necessário para melhorar a compreensão dos conteúdos de Física. Ademais, eles acreditam que compreendem melhor o conteúdo com aulas teóricas, preferindo assim, o modelo de ensino tradicional ao invés do modelo de ensino híbrido. Palavras-chave: Ensino de física. Ensino híbrido. Metodologias ativas.ABSTRACTDigital technologies, increasingly present in society, have caused behavioral changes in students. Research in the area points to some advantages of the use of active methodologies, which use technological resources in the formal teaching situation, to meet the demands of contemporary students. In this sense, the objective of this research is to apply a progressive methodology, which integrates face-to-face and online teaching, called hybrid teaching, and investigate students’ perceptions about this methodology. The present research presents a case study of a qualitative nature, with students from a first year high school class of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). After applying the proposed methodology and the technological resources used, the answers given by the students about their conceptions about this methodology are analyzed. The results showed that, in the opinion of most students, the use of digital technology is not necessary to improve the understanding of physics contents. In addition, they believe that they better understand the content with theoretical classes, preferring instead the traditional teaching model instead of the hybrid teaching model.Keywords: Physics education. Hybrid teaching. Active Methodologies.
id Feevale-3_e03ec83dcdbb7644c84a039046a8a27e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONALEnsino de FísicaEnsino híbridoMetodologias Ativas.As tecnologias digitais, cada vez mais presentes na sociedade, têm causado mudanças comportamentais nos alunos. Pesquisas na área apontam algumas vantagens do uso de metodologias ativas, que utilizam recursos tecnológicos na situação formal de ensino, para atender às demandas dos alunos contemporâneos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é aplicar uma metodologia progressista, que integra ensino presencial e online, denominada ensino híbrido, e investigar qual a percepção dos alunos sobre essa metodologia. A presente pesquisa apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa, com alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Após a aplicação da metodologia proposta e dos recursos tecnológicos utilizados, são analisadas as respostas fornecidas pelos alunos sobre suas concepções a respeito dessa metodologia. Os resultados apontaram que, na opinião da maioria dos alunos, o uso da tecnologia digital não é necessário para melhorar a compreensão dos conteúdos de Física. Ademais, eles acreditam que compreendem melhor o conteúdo com aulas teóricas, preferindo assim, o modelo de ensino tradicional ao invés do modelo de ensino híbrido. Palavras-chave: Ensino de física. Ensino híbrido. Metodologias ativas.ABSTRACTDigital technologies, increasingly present in society, have caused behavioral changes in students. Research in the area points to some advantages of the use of active methodologies, which use technological resources in the formal teaching situation, to meet the demands of contemporary students. In this sense, the objective of this research is to apply a progressive methodology, which integrates face-to-face and online teaching, called hybrid teaching, and investigate students’ perceptions about this methodology. The present research presents a case study of a qualitative nature, with students from a first year high school class of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). After applying the proposed methodology and the technological resources used, the answers given by the students about their conceptions about this methodology are analyzed. The results showed that, in the opinion of most students, the use of digital technology is not necessary to improve the understanding of physics contents. In addition, they believe that they better understand the content with theoretical classes, preferring instead the traditional teaching model instead of the hybrid teaching model.Keywords: Physics education. Hybrid teaching. Active Methodologies.Universidade Feevale2018-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/131810.25112/rco.v2i0.1318Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 102-1182176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318/2227Copyright (c) 2018 Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, João Batista daSilva, Diego de OliveiraSales, Gilvandenys Leite2019-08-17T01:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1318Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2019-08-17T01:12:07Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
title MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
spellingShingle MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
Silva, João Batista da
Ensino de Física
Ensino híbrido
Metodologias Ativas.
title_short MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
title_full MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
title_fullStr MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
title_full_unstemmed MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
title_sort MODELO DE ENSINO HÍBRIDO: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À METODOLOGIA PROGRESSISTA X METODOLOGIA TRADICIONAL
author Silva, João Batista da
author_facet Silva, João Batista da
Silva, Diego de Oliveira
Sales, Gilvandenys Leite
author_role author
author2 Silva, Diego de Oliveira
Sales, Gilvandenys Leite
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Batista da
Silva, Diego de Oliveira
Sales, Gilvandenys Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Ensino híbrido
Metodologias Ativas.
topic Ensino de Física
Ensino híbrido
Metodologias Ativas.
description As tecnologias digitais, cada vez mais presentes na sociedade, têm causado mudanças comportamentais nos alunos. Pesquisas na área apontam algumas vantagens do uso de metodologias ativas, que utilizam recursos tecnológicos na situação formal de ensino, para atender às demandas dos alunos contemporâneos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é aplicar uma metodologia progressista, que integra ensino presencial e online, denominada ensino híbrido, e investigar qual a percepção dos alunos sobre essa metodologia. A presente pesquisa apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa, com alunos de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Após a aplicação da metodologia proposta e dos recursos tecnológicos utilizados, são analisadas as respostas fornecidas pelos alunos sobre suas concepções a respeito dessa metodologia. Os resultados apontaram que, na opinião da maioria dos alunos, o uso da tecnologia digital não é necessário para melhorar a compreensão dos conteúdos de Física. Ademais, eles acreditam que compreendem melhor o conteúdo com aulas teóricas, preferindo assim, o modelo de ensino tradicional ao invés do modelo de ensino híbrido. Palavras-chave: Ensino de física. Ensino híbrido. Metodologias ativas.ABSTRACTDigital technologies, increasingly present in society, have caused behavioral changes in students. Research in the area points to some advantages of the use of active methodologies, which use technological resources in the formal teaching situation, to meet the demands of contemporary students. In this sense, the objective of this research is to apply a progressive methodology, which integrates face-to-face and online teaching, called hybrid teaching, and investigate students’ perceptions about this methodology. The present research presents a case study of a qualitative nature, with students from a first year high school class of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará (IFCE). After applying the proposed methodology and the technological resources used, the answers given by the students about their conceptions about this methodology are analyzed. The results showed that, in the opinion of most students, the use of digital technology is not necessary to improve the understanding of physics contents. In addition, they believe that they better understand the content with theoretical classes, preferring instead the traditional teaching model instead of the hybrid teaching model.Keywords: Physics education. Hybrid teaching. Active Methodologies.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318
10.25112/rco.v2i0.1318
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.1318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1318/2227
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2018): Julho / Dezembro; 102-118
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798320930956509184