O brincar na psicanálise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37820 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo compreender como a psicanálise pode, através do lúdico ajudar no desenvolvimento infantil. Traz ainda informações sobre do processo psicanalítico infantil através do lúdico, especificando quais são os benefícios da brincadeira no desenvolvimento infantil e, por fim demonstra quais são os recursos lúdicos a serem utilizados através da psicanálise. A necessidade de abordar esse tema tem se dado como forma de buscar uma contribuição acadêmica para muitos. O lúdico vem cada vez mais, é visto como uma ferramenta de acesso ao inconsciente pela psicanálise, trazendo resultados positivos relacionados ao desenvolvimento infantil. Assim se fez necessário uma formatação entre o brincar e a psicanálise. Nos capítulos desenvolvidos foi evidenciado como o lúdico em outras perspectivas pode contribuir ainda para que a criança possa manifestar sua agressividade, sustentar uma propriedade sobre sua angústia, majorar as suas experiências, habilitar para circunstâncias imediatas e futuras além de requerer o estabelecimento de contatos sociais. É de suma importante o destaque de pesquisas que evidenciam a utilização do lúdico, uma vez que o brincar é peça essencial no tratamento infantil. Esses conteúdos, assim expressos por meio do brincar, poderão então ser alvo das intervenções do analista a fim de um tratamento adequado e que seja capaz de produzir resultados. A metodologia utilizada foi a partir de uma abordagem bibliográfica qualitativa e descritiva, ou seja, através de referenciais teóricos, ou bibliografia já existente sobre o assunto. |
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Nos capítulos desenvolvidos foi evidenciado como o lúdico em outras perspectivas pode contribuir ainda para que a criança possa manifestar sua agressividade, sustentar uma propriedade sobre sua angústia, majorar as suas experiências, habilitar para circunstâncias imediatas e futuras além de requerer o estabelecimento de contatos sociais. É de suma importante o destaque de pesquisas que evidenciam a utilização do lúdico, uma vez que o brincar é peça essencial no tratamento infantil. Esses conteúdos, assim expressos por meio do brincar, poderão então ser alvo das intervenções do analista a fim de um tratamento adequado e que seja capaz de produzir resultados. 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