O lúdico na educação infantil: o lúdico como facilitador no desenvolvimento da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Laís Tavares de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55526
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso, trata-se de procurar enfatizar a necessidade da aplicação do lúdico nas atividades de educação infantil, compreendidos através das brincadeiras e de jogos como dos próprios brinquedos em diferentes formas, visando auxiliar a aprendizagem das crianças tanto para a descoberta do eu, como também do mundo que a cerca, desenvolvendo a criatividade e a liberdade pelo conhecimento de regras, imitação e imaginação, que são características que consolidam a personalidade. A contextualização do trabalho é baseada em pensamentos e estudos que remetem ao educador, a produção e o desenvolvimento de métodos pedagógicos a fim de possibilitar e dar a criança, oportunidades de influenciar positivamente o movimento cognitivo, físico cultural e a socialização. Grandes mestres e pensadores como Piaget (1978), Almeida (2004), Froebel (1912), Brougère (1997), Kishimoto (1998), Vygotsky (1982), Wajskop (2012), Winnicott (1975), Negrine (1994), entre outros, permitiram produzir com suas biografias, conteúdos que remetem reflexões fundamentais para a conscientização e prática do lúdico nas escolas. A escolha do tema que remete o lúdico como sendo um facilitador no desenvolvimento da criança na educação infantil foi permitir estabelecer uma relação estreita entre o jogo, brincadeira e aprendizagem, produzindo prazer, diversão e aquisição de conhecimento na vida da criança. Portanto, um trabalho sobre o lúdico, permite facilitar a interação entre professores e crianças, despertando o interesse pelo conteúdo melhorando o rendimento e a aprendizagem de forma ampla e significativa. Os estudos neste contidos, permitiu compreender a problemática da carência de estratégicas didáticas, onde as atividades lúdicas proporcionam formas de interação com as demais metodologias de ensino, a brincadeira pode auxiliar em diversas atividades pedagógicas. O objetivo principal foi de esclarecer sobre a importância do lúdico como parte integrante da prática pedagógica no processo de ensino e aprendizagem. A importância do brincar na educação infantil merece uma atenção principal, pois esta é uma fase muito importante no desenvolvimento de cada criança, sendo esta, um suporte para as demais fases educacionais no decorrer de sua vida. O brincar e o jogo de faz-de-conta são considerados como espaços de construção de conhecimentos pelas crianças, na medida em que os significados que ali transitam, são apropriados por elas de forma específica, portanto, o desenvolvimento da criança deve ser entendido como um processo global, no brincar a criança está andando correndo, ou seja, desenvolvendo a sua motricidade paralelamente é um desenvolvimento social porque ela brinca com parceiros, com pessoas diferentes, nesse momento ela usa regras, adquire informações, estabelece relações cognitivas, discute o que ela acha certo ou errado. Diante de muitos desafios presentes nos processos de educação, o trabalho permitiu de forma satisfatória e coerente que o tema abordado sempre será atual e indispensável, pois o foco principal é o ser humano. Portanto, pensar em educação é pensar no ser humano, em sua totalidade, em seu meio ambiente, preferências e em suas relações vivenciadas.
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Grandes mestres e pensadores como Piaget (1978), Almeida (2004), Froebel (1912), Brougère (1997), Kishimoto (1998), Vygotsky (1982), Wajskop (2012), Winnicott (1975), Negrine (1994), entre outros, permitiram produzir com suas biografias, conteúdos que remetem reflexões fundamentais para a conscientização e prática do lúdico nas escolas. A escolha do tema que remete o lúdico como sendo um facilitador no desenvolvimento da criança na educação infantil foi permitir estabelecer uma relação estreita entre o jogo, brincadeira e aprendizagem, produzindo prazer, diversão e aquisição de conhecimento na vida da criança. Portanto, um trabalho sobre o lúdico, permite facilitar a interação entre professores e crianças, despertando o interesse pelo conteúdo melhorando o rendimento e a aprendizagem de forma ampla e significativa. 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