A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, Ana Helena de Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58192
Resumo: As brincadeiras fazem parte da natureza infantil, e através delas a criança se desenvolve com autonomia e criatividade. Entretanto, ao serem inseridas no contexto escolar, muitas das vezes, elas se deparam com professores que concebem o brincar como atividade que serve apenas para distração. A partir deste cenário, de que forma o educador da atualidade pode compreender a importância da ludicidade para a educação infantil inserindo-a em suas metodologias de ensino/aprendizagem? Logo, neste trabalho busca-se analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem para a criança de 0 a 3 anos de idade no contexto da Educação Infantil. Ainda, procura-se compreender o conceito de Educação Infantil; discorrer sobre o desenvolvimento da criança nos três primeiros anos de vida e sua relação com o currículo da Educação Infantil voltada para essa faixa etária e em seu terceiro e último capítulo traz-se uma definição referente ao papel da ludicidade na Educação Infantil principalmente para as crianças entre zero e três anos de idade. A metodologia para efetivação desta proposta centra-se em uma revisão bibliográfica tendo como instrumento de pesquisa ambientes socializadores na internet, livros, periódicos e todo o material disponibilizado pela coordenação do curso de pedagogia da Universidade Pitágoras. A partir de então compreende-se que a ludicidade é um fator essencial para uma aprendizagem mais dinâmica, eficaz e contextualizada às especificidades do público infantil.
id Krot_b9b5e551ccfabede40464589097146ba
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58192
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de IdadeLúdicoAprendizagemCriançasAs brincadeiras fazem parte da natureza infantil, e através delas a criança se desenvolve com autonomia e criatividade. Entretanto, ao serem inseridas no contexto escolar, muitas das vezes, elas se deparam com professores que concebem o brincar como atividade que serve apenas para distração. A partir deste cenário, de que forma o educador da atualidade pode compreender a importância da ludicidade para a educação infantil inserindo-a em suas metodologias de ensino/aprendizagem? Logo, neste trabalho busca-se analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem para a criança de 0 a 3 anos de idade no contexto da Educação Infantil. Ainda, procura-se compreender o conceito de Educação Infantil; discorrer sobre o desenvolvimento da criança nos três primeiros anos de vida e sua relação com o currículo da Educação Infantil voltada para essa faixa etária e em seu terceiro e último capítulo traz-se uma definição referente ao papel da ludicidade na Educação Infantil principalmente para as crianças entre zero e três anos de idade. A metodologia para efetivação desta proposta centra-se em uma revisão bibliográfica tendo como instrumento de pesquisa ambientes socializadores na internet, livros, periódicos e todo o material disponibilizado pela coordenação do curso de pedagogia da Universidade Pitágoras. A partir de então compreende-se que a ludicidade é um fator essencial para uma aprendizagem mais dinâmica, eficaz e contextualizada às especificidades do público infantil.2023-06-30T16:23:02Z2023-06-30T16:23:02Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58192MIRANDA, Ana Helena de Souzaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-30T16:23:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58192Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-30T16:23:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-30T16:23:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
title A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
spellingShingle A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
MIRANDA, Ana Helena de Souza
Lúdico
Aprendizagem
Crianças
title_short A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
title_full A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
title_fullStr A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
title_full_unstemmed A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
title_sort A Importância do Lúdico no Processo de Aprendizagem das Crianças de 0 a 3 Anos de Idade
author MIRANDA, Ana Helena de Souza
author_facet MIRANDA, Ana Helena de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MIRANDA, Ana Helena de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Aprendizagem
Crianças
topic Lúdico
Aprendizagem
Crianças
description As brincadeiras fazem parte da natureza infantil, e através delas a criança se desenvolve com autonomia e criatividade. Entretanto, ao serem inseridas no contexto escolar, muitas das vezes, elas se deparam com professores que concebem o brincar como atividade que serve apenas para distração. A partir deste cenário, de que forma o educador da atualidade pode compreender a importância da ludicidade para a educação infantil inserindo-a em suas metodologias de ensino/aprendizagem? Logo, neste trabalho busca-se analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem para a criança de 0 a 3 anos de idade no contexto da Educação Infantil. Ainda, procura-se compreender o conceito de Educação Infantil; discorrer sobre o desenvolvimento da criança nos três primeiros anos de vida e sua relação com o currículo da Educação Infantil voltada para essa faixa etária e em seu terceiro e último capítulo traz-se uma definição referente ao papel da ludicidade na Educação Infantil principalmente para as crianças entre zero e três anos de idade. A metodologia para efetivação desta proposta centra-se em uma revisão bibliográfica tendo como instrumento de pesquisa ambientes socializadores na internet, livros, periódicos e todo o material disponibilizado pela coordenação do curso de pedagogia da Universidade Pitágoras. A partir de então compreende-se que a ludicidade é um fator essencial para uma aprendizagem mais dinâmica, eficaz e contextualizada às especificidades do público infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-30T16:23:02Z
2023-06-30T16:23:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58192
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672899836444672