AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724 |
Resumo: | O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora. |
id |
Krot_c0931d91d38dc99b16e25ddeb23ba99b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35724 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA2021-10-28T12:43:02Z2021-10-28T12:43:02Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora.TimidezIntervenções Intencionais CulturaisAS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCHRIST~1.PDFCHRIST~1.PDFapplication/pdf498450https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/1/CHRIST~1.PDF2289b12835eab2842ad5401c99d352baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/357242021-10-28 14:50:19.717oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35724Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:50:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:50:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
title |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
spellingShingle |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA Timidez Intervenções Intencionais Culturais |
title_short |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
title_full |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
title_fullStr |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
title_full_unstemmed |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
title_sort |
AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA |
author |
COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA |
author_facet |
COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timidez Intervenções Intencionais Culturais |
topic |
Timidez Intervenções Intencionais Culturais |
description |
O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-10-28T12:43:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-10-28T12:43:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/1/CHRIST~1.PDF https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2289b12835eab2842ad5401c99d352ba 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460341412724736 |