AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724
Resumo: O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora.
id Krot_c0931d91d38dc99b16e25ddeb23ba99b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35724
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA2021-10-28T12:43:02Z2021-10-28T12:43:02Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora.TimidezIntervenções Intencionais CulturaisAS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCHRIST~1.PDFCHRIST~1.PDFapplication/pdf498450https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/1/CHRIST~1.PDF2289b12835eab2842ad5401c99d352baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/357242021-10-28 14:50:19.717oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35724Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-28T17:50:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-28T17:50:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
title AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
spellingShingle AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA
Timidez
Intervenções Intencionais Culturais
title_short AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
title_full AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
title_fullStr AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
title_full_unstemmed AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
title_sort AS CONSEQUÊNCIAS DA TIMIDEZ EXCESSIVA NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL NA INFÂNCIA
author COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA
author_facet COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, CHRISTHIAN REGIS DARIO DA
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Intervenções Intencionais Culturais
topic Timidez
Intervenções Intencionais Culturais
description O trabalho apresentará os fatores sociais e culturais como decisivos na formação da personalidade ou seja a timidez não é inata, já que o desenvolvimento humano é histórico-social assim como a formação da personalidade no sujeito é histórico-social, usando a lógica dialética leva-se em conta os fatores biológicos, contudo o cultural – social suplanta esses fatores não deixando o sujeito à mercê do determinismo biológico, levando em conta como os fatores sociais são decisivos no processo de humanização, ou seja, sua personalidade. Pode-se afirmar então que a timidez excessiva é desenvolvida social e culturalmente pois trata-se de um traço da personalidade. Sendo ela a timidez excessiva fator limitante para o sujeito. Para a psicologia é importante todo estudo acerca do desenvolvimento humano, ao se estudar o desenvolvimento da timidez excessiva como fator limitante no processo de desenvolvimento do sujeito e como esse sujeito desenvolve esse traço excessivo na personalidade corrobora com o trabalho do Psicólogo em clínica e ou na escola para descobrir as causas e tratamentos adequados para que o sujeito se desenvolva plenamente. Estudar como se dá a timidez excessiva na infância e suas consequências no desenvolvimento psicossocial da criança,. conhecer acerca do desenvolvimento é de fundamental relevância para que se possa atuar intencionalmente no processo de desenvolvimento do sujeito-criança objeto de estudo, portanto foi necessário primeiro apontar como que o homem só se torna homem em contato com o cultural, embasado teoricamente na Psicologia Histórico Cultural, após estudar nessa mesma linha de pensamento como se dá o processo das formações psíquicas do sujeito, seu processo de desenvolvimento desde o nascimento até os 5 anos ,tal qual os fatores, sociais, culturais e emocionais são decisivos na formação dessa personalidade, já que o presente trabalho pretende estudar a criança já com timidez excessiva até os 5 anos de idade. Apontando como a superação da timidez contribuirá para o seu desenvolvimento integral e elencar ações favoráveis para a superação, já que presa-se pelo desenvolvimento integral do sujeito e a timidez excessiva é limitadora.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-28T12:43:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-28T12:43:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/1/CHRIST~1.PDF
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/35724/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2289b12835eab2842ad5401c99d352ba
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460341412724736