Contribuições da psicologia para o sistema socioeducativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Rodrigo de Brito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44423
Resumo: Esta monografia buscou refletir sobre as principais contribuições da Psicologia para a consolidação do sistema socioeducativo brasileiro. Sabidamente a socioeducação é um assunto que ganhou notoriedade ao longo do tempo, passando por diversos desdobramentos e tendo sua implementação a partir da Constituição Federal de 1988, bem como dos avanços oriundos da criação do Estatuto da Criança e do AdolescenteECA. Foi nesse sentido que buscou-se compreender os subsídios fornecidos pela Ciência Psicológica para o modelo socioeducativo do Brasil atual. O trabalho foi realizado através de uma revisão bibliográfica dos principais conteúdos diretamente relacionados ao problema de pesquisa levantado e foi mantido um caráter qualitativo e descritivo para a discussão e sustentação de cada objetivo postulado. Ao final do trabalho, foi possível entender que os aportes da Psicologia para o contexto vislumbrado estão no compromisso com a natureza pedagógica do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, favorecendo a desconstrução do modelo punitivo e excludente de atenção infanto-juvenil que predominava no período anterior ao ECA.
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