Sexualidade de adolescentes na medida socioeducativa de internação na perspectiva de socioeducadores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215314 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar as representações sociais da sexualidade para socioeducadores e suas formas de intervenção no ambiente socioeducativo. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com os profissionais que atuam em ambientes socioeducativos de internação, posteriormente, realizamos análise dos dados obtidos a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), teoria que favoreceu a identificação e levantamento interno dos elementos que foram possíveis de serem associados à questão da evocação e da organização interna das representações sociais (RS). Posto isto, nos distanciamos da concepção de adolescência como hiato existente entre a infância e vida adulta, em que considera essa etapa da vida como uma fase estruturada, com características próprias e bem definidas. Partimos do pressuposto de que a adolescência é influenciada por fatores sociais, culturais e históricos. Essa conceituação nos permite compreender a adolescência como processo fluído ao longo da existência, possível de ser vivido sem o peso e a carga que outras concepções apresentam. Conceituamos a sexualidade a partir de sua concepção também, histórica, social, cultural, política, além de psicológica, familiar e pessoal. Essa amplitude conceitual favorece a compreensão da sexualidade como aspecto indissociável da vida humana. Descrevemos a sexualidade na adolescência apresentando os comportamentos sexuais de adolescentes como adequados a essa etapa da vida. Discorremos sobre o/a adolescente em conflito com a lei a partir de um processo histórico, que inicia com a situação de doutrina irregular e se desemboca na proteção integral. Apresentamos as medidas socioeducativas passíveis de cumprimento a partir do cometimento de ato infracional por adolescentes. Identificamos os documentos norteadores das medidas socioeducativas como composição das políticas de atendimento a adolescentes em conflito com a lei. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e transversal, realizada com dez socioeducadores, todos atuante em medida socioeducativa de internação. A pesquisa nos mostrou que a expressão da sexualidade de adolescentes no ambiente socioeducativo se depara com controle e proibições e as intervenções realizadas, em detrimento dessas expressões, denotam punição e repressão. |
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Sexualidade de adolescentes na medida socioeducativa de internação na perspectiva de socioeducadoresSexualidad de adolescentes en la medida socioeducativa de internación en la perspectiva de socioeducadoresRepresentação SocialAdolescênciaSexualidadeSocioeducaçãoRepresentación socialAdolescenciaSexualidadSocioeducaciónEsta pesquisa tem por objetivo identificar as representações sociais da sexualidade para socioeducadores e suas formas de intervenção no ambiente socioeducativo. Para isso, foram realizadas entrevistas estruturadas com os profissionais que atuam em ambientes socioeducativos de internação, posteriormente, realizamos análise dos dados obtidos a partir da Teoria das Representações Sociais (TRS), teoria que favoreceu a identificação e levantamento interno dos elementos que foram possíveis de serem associados à questão da evocação e da organização interna das representações sociais (RS). Posto isto, nos distanciamos da concepção de adolescência como hiato existente entre a infância e vida adulta, em que considera essa etapa da vida como uma fase estruturada, com características próprias e bem definidas. Partimos do pressuposto de que a adolescência é influenciada por fatores sociais, culturais e históricos. Essa conceituação nos permite compreender a adolescência como processo fluído ao longo da existência, possível de ser vivido sem o peso e a carga que outras concepções apresentam. Conceituamos a sexualidade a partir de sua concepção também, histórica, social, cultural, política, além de psicológica, familiar e pessoal. Essa amplitude conceitual favorece a compreensão da sexualidade como aspecto indissociável da vida humana. Descrevemos a sexualidade na adolescência apresentando os comportamentos sexuais de adolescentes como adequados a essa etapa da vida. Discorremos sobre o/a adolescente em conflito com a lei a partir de um processo histórico, que inicia com a situação de doutrina irregular e se desemboca na proteção integral. Apresentamos as medidas socioeducativas passíveis de cumprimento a partir do cometimento de ato infracional por adolescentes. Identificamos os documentos norteadores das medidas socioeducativas como composição das políticas de atendimento a adolescentes em conflito com a lei. Trata- se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória e transversal, realizada com dez socioeducadores, todos atuante em medida socioeducativa de internação. A pesquisa nos mostrou que a expressão da sexualidade de adolescentes no ambiente socioeducativo se depara com controle e proibições e as intervenções realizadas, em detrimento dessas expressões, denotam punição e repressão.This research aims to identify the social representations of sexuality for socio-educators and their forms of intervention in the socio-educational environment. For this, structured interviews were carried out with professionals who work in socio-educational environments of hospitalization. Later, we analyzed the data obtained from the Theory of Social Representations (TRS), a theory that favored the identification and internal survey of the elements that were possible to be associated with the issue of evocation and internal organization of social representations (SR). That said, we distance ourselves from the concept of adolescence as a gap between childhood and adulthood, in which this stage of life is considered a structured phase, with its own and well-defined characteristics. We assume that adolescence is influenced by social, cultural and historical factors. This conceptualization allows us to understand adolescence as a fluid process throughout existence, possible to be lived without the weight and burden that other conceptions present. We conceptualize sexuality from its conception as well, historical, social, cultural, political, as well as psychological, family and personal. This conceptual amplitude favors the understanding of sexuality as an inseparable aspect of human life. We describe sexuality in adolescence presenting the sexual behaviors of adolescents as appropriate for this stage of life. We discuss teenagers in conflict with the law based on a historical process, which begins with the situation of irregular doctrine and leads to full protection. We present the socio-educational measures that can be complied with from the commission of an infraction by adolescents. We identified the documents that guide socio-educational measures as a composition of policies for assisting adolescents in conflict with the law. It is a qualitative, descriptive, exploratory and transversal research, carried out with ten socio-educators, all of them working in socio-educational measures of hospitalization. The research showed us that the expression of sexuality among adolescents in the socio-educational environment is faced with control and prohibitions and the interventions carried out, to the detriment of these expressions, denote punishment and repression.Esta investigación tiene como objetivo identificar las representaciones sociales de la sexualidad para los socioeducadores y sus formas de intervención en el entorno socioeducativo. Para ello, se realizaron entrevistas estructuradas con profesionales que laboran en entornos socioeducativos de hospitalización, posteriormente, se realizó el análisis de los datos obtenidos, con base en la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), teoría que favoreció la identificación y relevamiento interno de los elementos que se pudieron asociar al tema de la evocación y la organización interna de las representaciones sociales (RS). Dicho esto, nos alejamos del concepto de adolescencia como una brecha entre la niñez y la vida adulta, en la que considera esta etapa de la vida como una fase estructurada, con características propias y bien definidas. Asumimos que la adolescencia está influenciada por factores sociales, culturales e históricos. Esta conceptualización nos permite entender la adolescencia como un proceso fluido a lo largo de la existencia, posible de vivir sin el peso y la carga que presentan otras concepciones. Conceptualizamos la sexualidad desde su concepción también histórica, social, cultural, política, además de psicológica, familiar y personal. Este alcance conceptual favorece la comprensión de la sexualidad como un aspecto inseparable de la vida humana. Describimos la sexualidad en la adolescencia presentando las conductas sexuales de adolescentes adecuadas para esta etapa de la vida. Hablamos del adolescente en conflicto con la ley a partir de un proceso histórico, que comienza con la situación de doctrina irregular y termina en plena protección. Presentamos las medidas socioeducativas que se pueden cumplir desde la comisión de una infracción por parte de adolescentes. Identificamos un documento rector de medidas socioeducativas como una composición de políticas de atención a adolescentes en conflicto con la ley. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, exploratorio y transversal, realizado con diez socioeducadores, los cuales trabajan todos en la medida socioeducativa de hospitalización. Las investigaciones nos han demostrado que la expresión de la sexualidad de adolescentes en el ámbito socioeducativo se enfrenta a controles y prohibiciones y las intervenciones realizadas, en detrimento de estas expresiones, denotan castigo y represiónUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Correr, Rinaldo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira Neto, Mario de [UNESP]2021-12-02T17:24:00Z2021-12-02T17:24:00Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21531433004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:14:03.775721Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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