O processo de alfabetização em libras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Rebeca dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41419
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a importância da inclusão escolar no processo de alfabetização e letramento, pois uma pessoa portadora de necessidades especiais tem diversas dificuldades no seu dia a dia por meio da comunicação. No início do ciclo escolar encontra-se muitas crianças surdas com dificuldades no processo de alfabetização, por não terem acesso a LIBRAS (Língua Brasileira de sinais) o que torna mais dificultoso seu aprendizado. Por isso é extremamente importante a inclusão da Libras desde o primeiro ano escolar da criança com auxílio de intérpretes em todo processo. A Língua Brasileira de Sinais ou Libras é a linguagem natural das comunidades surdas, foi criada a partir da língua de sinais francesa e foi reconhecida pela Lei nº. 10.436/02(Brasil, 2002) como a língua oficial das pessoas surdas no Brasil, e essa mesma lei foi regulamentada em 2005 pelo Decreto 5.626/05. Sendo assim, este estudo tem como objetivo aprimorar o conhecimento do docente, para que saiba solucionar os obstáculos do dia a dia, levando o melhor para seu aluno de inclusão, aprendendo e conhecendo novas maneiras de trabalho e toda área da Educação de surdos. A metodologia aplicada neste trabalho é a de caráter qualitativo baseado em uma pesquisa bibliográfica, criado com base em materiais já publicados, de diferentes autores.
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