IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA COLABORATIVA E INTERDISCIPLINAR COM FOCO EM ENSINO HÍBRIDO
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Data de Publicação: | 2019 |
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Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35338 |
Resumo: | A PROPOSTA VISA AMPLIAR A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS POLOS PRESENCIAIS SOB DUAS PERSPECTIVAS. A PRIMEIRA VISANDO A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE CURSOS DE BACHARELADO, QUE PRECISAM VIVENCIAR A EXPERIÊNCIA COMO PRÉ-REQUISITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A SEGUNDA PERSPECTIVA, ATENDE OS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, QUE PRECISAM INTRODUZIR NA SUA PRÁTICA AÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS, FAZENDO RELAÇÃO ENTRE A TEORIA, APRESENTADA NOS CURSOS, E A PRÁTICA QUE PODEM SER APLICADAS NOS POLOS. A EXPERIÊNCIA PODERÁ SERVIR AO ESTUDANTE DE LICENCIATURA COMO MODELO PARA SUAS ATIVIDADES COMO PROFESSORES, QUE TAMBÉM ATENDE A DEMANDA DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. A AÇÃO NECESSITARÁ DE ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO HÍBRIDA, ONDE A POSTURA DO PROFESSOR COM O USO PERSONALIZADO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COLOCA O ESTUDANTE COMO CENTRO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, O PAPEL DO PROFESSOR E DO TUTOR PRESENCIAL DEVE SER O DE INCENTIVAR E PROPOR ATIVIDADES QUE VALORIZEM AS INTERAÇÕES INTERPESSOAIS. PARA TANTO, ALGUNS PAPÉIS ENRAIZADOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PRECISAM SER REVISTOS. ESTA INICIATIVA BUSCA UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR E COLABORATIVO ENTRE DIFERENTES ATORES ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. O TRABALHO DE PESQUISA ESTÁ DIVIDIDO EM TRÊS FASES: A PRIMEIRA CONSIDERA A FORMAÇÃO DOS TUTORES E A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS ATIVAS, A SEGUNDA FASE BUSCA A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR BUSCANDO A INTEGRAÇÃO DOS CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO E A TERCEIRA FASE REPRESENTA UM PLANO DE AÇÃO COM PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE RESULTADOS. ESPERA-SE QUE AO FINAL DO SEMESTRE OS ESTUDANTES DE BACHARELADO TENHAM DESENVOLVIDO COMPETÊNCIAS DE TRABALHO COLABORATIVO POR UTILIZAR AS METODOLOGIAS ATIVAS EM ATIVIDADES PRÁTICAS. E QUE OS ESTUDANTES DE LICENCIATURA ENTENDAM A NECESSIDADE DE INCORPORAÇÃO E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. |
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