Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Deivson Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602
Resumo: : Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.
id UFBA-2_18ad2d4f38cc64ecaa7ba56915b7633f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/31602
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Santos, Deivson MendesCardoso, Claudio Guimarães2020-03-09T15:03:11Z2020-03-09T15:03:11Z2020-03-092014Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602: Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-06T14:20:26Z No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T15:03:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T15:03:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Comunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf: 1300473 bytes, checksum: 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9 (MD5)ComunicaçãoComunicação colaborativaSociedade em redeComunicação estrategicaWikinomicsConvergencia midiaticaComunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdfComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdfapplication/pdf1300473https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/1/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf.txtComunicação Colaborativa na Petrobras S.A princípios do fenômeno “wiki” na prospecção de soluções .pdf.txtExtracted texttext/plain320150https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/3/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf.txt0401adc6bb978e301b1d33331ebdb706MD53ri/316022022-03-10 14:06:42.249oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T17:06:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
title Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
spellingShingle Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
Santos, Deivson Mendes
Comunicação
Comunicação colaborativa
Sociedade em rede
Comunicação estrategica
Wikinomics
Convergencia midiatica
title_short Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
title_full Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
title_fullStr Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
title_full_unstemmed Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
title_sort Comunicação colaborativa na Petrobras S.A.: princípios do fenômeno wiki na prospecção de soluções
author Santos, Deivson Mendes
author_facet Santos, Deivson Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Deivson Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Claudio Guimarães
contributor_str_mv Cardoso, Claudio Guimarães
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Comunicação colaborativa
Sociedade em rede
Comunicação estrategica
Wikinomics
Convergencia midiatica
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação colaborativa
Sociedade em rede
Comunicação estrategica
Wikinomics
Convergencia midiatica
description : Esta monografia trata da comunicação colaborativa enquanto apoio à gestão do conhecimento para a constituição de uma política de inovação a partir da constante proposição de soluções nas organizações. O fenômeno “wikomics” traduz um conjunto de transformações políticas, econômicas e culturais que embasam a reflexão de novos formatos de comunicação a serem explorados pelas organizações. Mais que isso: um novo “modelo de negócios” que leva em consideração novas estruturas de uma ‘sociedade em rede”, ancorada por estruturas tecnológicas e processos de informação e comunicação, que possibilitam sujeitos disputar poder a partir do controle dos seus próprios discursos em fluxo, numa realidade diferente de uma “sociedade de massa”, está se fortalecendo, cada vez mais, em detrimento de uma comunicação massiva por uma comunicação colaborativa. Além de fatores tecnológicos, destaca-se aqui uma quebra de paradigmas quanto às formas de relacionamentos do homem em sociedade, através de princípios que discorremos ao longo desta monografia. Esta revolução nas interações sociais impactam as organizações e refletem nas relações de trabalho, porque os funcionários de grande empresas passam a mesclar papéis sociais com suas atribuições laborais e, portanto, assumem influências que são externas e internas às organizações. A Petrobras foi a companhia escolhida para análise desse contexto. Ao final, esta produção acadêmica pretende discutir novos formatos de gestão da comunicação nas organizações que levem em consideração elementos organizacionais, tecnológicos e humanos para potencializar uma efetiva cultura do compartilhamento da informação e do conhecimento em plena “era da colaboração”.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-09T15:03:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-09T15:03:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Monografia
identifier_str_mv Monografia
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/1/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31602/3/Comunica%c3%a7%c3%a3o%20Colaborativa%20na%20Petrobras%20S.A%20princ%c3%adpios%20do%20fen%c3%b4meno%20%e2%80%9cwiki%e2%80%9d%20na%20prospec%c3%a7%c3%a3o%20de%20solu%c3%a7%c3%b5es%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6273c4bb45319a7c1f7577b8fca212c9
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
0401adc6bb978e301b1d33331ebdb706
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459611171192832