Legítima Defesa da honra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NERY, Rayane Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62585
Resumo: A presente monografia visa explanar um pouco acerca do problema envolvendo o tema legítima defesa da honra. Com o intuito de demonstrar o quão terrível é a tese que, infelizmente, possibilitou decisões injustas ao longo da história, tendo sido declarada inconstitucional tão somente no ano de 2021, por meio da ADPF 779. O objetivo principal do estudo é discutir como será a adaptação do Tribunal do Juri à declaração de inconstitucionalidade, principalmente ao que se refere aos pontos não levantados e não resolvidos no julgamento da ADPF. A metodologia utilizada para o Desenvolvimento do presente estudo foi a análise da própria ADPF 779, bem como artigos e monografias que abordaram o tema nos últimos 10 anos. Inicialmente, fazendo uma contextualização histórica, tendo em vista que a legitima defesa da honra outrora possuía disposição legal. Na sequência, passando pela análise feita pelos ministros do STF, os quais demonstraram cabalmente o repúdio a tese, e, para encerrar, fazer a explanação do cenário atual pós-declaração de inconstitucionalidade. Por fim, para encerrar o presente trabalho, chega-se à conclusão de que sanções devem ser aplicadas aqueles que suscitarem a tese em qualquer ato processual, uma vez que, a simples anulação do ato pode ser o objetivo almejado pela parte. Ademais, que será imprescindível a ação positiva do legislativo brasileiro, para regulamentar definitivamente a inconstitucionalidade da tese, bem como para determinar como será o procedimento no Tribunal do Juri, a fim de fechar o máximo possível as brechas deixadas e cercar qualquer possibilidade de criação de novas teses tão esdrúxulas quanto a anterior.
id Krot_c3bfe27f41966567523d47b56c4d187d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62585
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Legítima Defesa da honraLegítima defesa da honraInconstitucionalidadeSançõesTribunal do Juri.BrechasA presente monografia visa explanar um pouco acerca do problema envolvendo o tema legítima defesa da honra. Com o intuito de demonstrar o quão terrível é a tese que, infelizmente, possibilitou decisões injustas ao longo da história, tendo sido declarada inconstitucional tão somente no ano de 2021, por meio da ADPF 779. O objetivo principal do estudo é discutir como será a adaptação do Tribunal do Juri à declaração de inconstitucionalidade, principalmente ao que se refere aos pontos não levantados e não resolvidos no julgamento da ADPF. A metodologia utilizada para o Desenvolvimento do presente estudo foi a análise da própria ADPF 779, bem como artigos e monografias que abordaram o tema nos últimos 10 anos. Inicialmente, fazendo uma contextualização histórica, tendo em vista que a legitima defesa da honra outrora possuía disposição legal. Na sequência, passando pela análise feita pelos ministros do STF, os quais demonstraram cabalmente o repúdio a tese, e, para encerrar, fazer a explanação do cenário atual pós-declaração de inconstitucionalidade. Por fim, para encerrar o presente trabalho, chega-se à conclusão de que sanções devem ser aplicadas aqueles que suscitarem a tese em qualquer ato processual, uma vez que, a simples anulação do ato pode ser o objetivo almejado pela parte. Ademais, que será imprescindível a ação positiva do legislativo brasileiro, para regulamentar definitivamente a inconstitucionalidade da tese, bem como para determinar como será o procedimento no Tribunal do Juri, a fim de fechar o máximo possível as brechas deixadas e cercar qualquer possibilidade de criação de novas teses tão esdrúxulas quanto a anterior.2023-09-04T12:53:45Z2023-09-04T12:53:45Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62585NERY, Rayane Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-04T12:53:46Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62585Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T12:53:46falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T12:53:46Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Legítima Defesa da honra
title Legítima Defesa da honra
spellingShingle Legítima Defesa da honra
NERY, Rayane Oliveira
Legítima defesa da honra
Inconstitucionalidade
Sanções
Tribunal do Juri.
Brechas
title_short Legítima Defesa da honra
title_full Legítima Defesa da honra
title_fullStr Legítima Defesa da honra
title_full_unstemmed Legítima Defesa da honra
title_sort Legítima Defesa da honra
author NERY, Rayane Oliveira
author_facet NERY, Rayane Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NERY, Rayane Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Legítima defesa da honra
Inconstitucionalidade
Sanções
Tribunal do Juri.
Brechas
topic Legítima defesa da honra
Inconstitucionalidade
Sanções
Tribunal do Juri.
Brechas
description A presente monografia visa explanar um pouco acerca do problema envolvendo o tema legítima defesa da honra. Com o intuito de demonstrar o quão terrível é a tese que, infelizmente, possibilitou decisões injustas ao longo da história, tendo sido declarada inconstitucional tão somente no ano de 2021, por meio da ADPF 779. O objetivo principal do estudo é discutir como será a adaptação do Tribunal do Juri à declaração de inconstitucionalidade, principalmente ao que se refere aos pontos não levantados e não resolvidos no julgamento da ADPF. A metodologia utilizada para o Desenvolvimento do presente estudo foi a análise da própria ADPF 779, bem como artigos e monografias que abordaram o tema nos últimos 10 anos. Inicialmente, fazendo uma contextualização histórica, tendo em vista que a legitima defesa da honra outrora possuía disposição legal. Na sequência, passando pela análise feita pelos ministros do STF, os quais demonstraram cabalmente o repúdio a tese, e, para encerrar, fazer a explanação do cenário atual pós-declaração de inconstitucionalidade. Por fim, para encerrar o presente trabalho, chega-se à conclusão de que sanções devem ser aplicadas aqueles que suscitarem a tese em qualquer ato processual, uma vez que, a simples anulação do ato pode ser o objetivo almejado pela parte. Ademais, que será imprescindível a ação positiva do legislativo brasileiro, para regulamentar definitivamente a inconstitucionalidade da tese, bem como para determinar como será o procedimento no Tribunal do Juri, a fim de fechar o máximo possível as brechas deixadas e cercar qualquer possibilidade de criação de novas teses tão esdrúxulas quanto a anterior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-04T12:53:45Z
2023-09-04T12:53:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62585
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673009519591424