Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente. |
id |
Krot_c6e68a95676d66aee916063b9dd52bb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53529 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)Transtorno do Espectro do AutistaHabilidades SociaisO Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente.2023-05-09T14:13:00Z2023-05-09T14:13:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529COSTA, Adriana Mendesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-09T14:13:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53529Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-09T14:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-09T14:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
title |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
spellingShingle |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) COSTA, Adriana Mendes Transtorno do Espectro do Autista Habilidades Sociais |
title_short |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
title_full |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
title_fullStr |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
title_full_unstemmed |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
title_sort |
Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA) |
author |
COSTA, Adriana Mendes |
author_facet |
COSTA, Adriana Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Adriana Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno do Espectro do Autista Habilidades Sociais |
topic |
Transtorno do Espectro do Autista Habilidades Sociais |
description |
O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-05-09T14:13:00Z 2023-05-09T14:13:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672932608638976 |