Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Adriana Mendes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente.
id Krot_c6e68a95676d66aee916063b9dd52bb5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53529
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)Transtorno do Espectro do AutistaHabilidades SociaisO Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente.2023-05-09T14:13:00Z2023-05-09T14:13:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529COSTA, Adriana Mendesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-09T14:13:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53529Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-09T14:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-09T14:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
title Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
spellingShingle Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
COSTA, Adriana Mendes
Transtorno do Espectro do Autista
Habilidades Sociais
title_short Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
title_full Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
title_fullStr Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
title_full_unstemmed Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
title_sort Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
author COSTA, Adriana Mendes
author_facet COSTA, Adriana Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Adriana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro do Autista
Habilidades Sociais
topic Transtorno do Espectro do Autista
Habilidades Sociais
description O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-05-09T14:13:00Z
2023-05-09T14:13:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672932608638976