Treino de habilidades sociais para jovens com transtorno do espectro do autismo (TEA)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53529 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades de comunicação e comportamentos restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, a partir de uma revisão bibliográfica, as principais contribuições do treino de habilidades sociais para o desenvolvimento comportamental, comunicação, interação social, promoção da autonomia e independência de jovens com TEA. Foi realizada uma revisão de literatura em livros de autores como Mayra Gaiato, Temple Grandin, Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette e em arquivos eletrônicos encontrados nas bases de pesquisas Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online), BVS-Psi (Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia), publicados nos últimos 18 anos. Foram eleitas essas fontes de busca, devido à relevância que possuem para a pesquisa científica. Os autores Mayra Gaiato e Temple Grandin são referências em autismo, bem como Vicente Caballo, Almir Del Prette e Zilda Del Prette referências em treino de habilidades sociais. O Google Acadêmico e a SciELO são bibliotecas eletrônicas que têm uma vasta coleção de periódicos científicos e a BVS-Psi e a PePSIC reúnem diversas revistas científicas de Psicologia. Foram revisados seis trabalhos de pesquisa, sendo quatro nacionais e dois internacionais. Constatou-se que o Treino de Habilidades Sociais é uma técnica muito utilizada e eficaz no tratamento de TEA, podendo ser usado separado ou em conjunto com outras abordagens, sendo as mais utilizadas no tratamento do Transtorno do Espectro Autista a Terapia cognitivo-comportamental, ABA, Denver, TEACCH e PECS comprovadas eficazes cientificamente, sendo possível ensinar e modelar comportamentos sociais, motores e de comunicação e da capacidade de raciocínio. Concluiu-se ainda, que o tratamento do Autismo se iniciado na infância de forma correta e contínua pode minimizar muitos sintomas e preparar a criança para uma vida adulta mais independente. |
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