TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO, ASSIS, WILLIAM ALVES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546
Resumo: RESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS.
id Krot_d2c51e674db214c2c28c5ec58c8b7613
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34546
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNOEnsino híbridoMetodologia ativaEducação a distânciaTutoriaRESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS.ABED2021-10-09T19:49:05Z2021-10-09T19:49:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDOORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCOASSIS, WILLIAM ALVES DEporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T19:49:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34546Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-09T19:49:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-09T19:49:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
title TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
spellingShingle TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
Ensino híbrido
Metodologia ativa
Educação a distância
Tutoria
title_short TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
title_full TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
title_fullStr TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
title_full_unstemmed TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
title_sort TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
author ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
author_facet ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO
ASSIS, WILLIAM ALVES DE
author_role author
author2 ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO
ASSIS, WILLIAM ALVES DE
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO
ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO
ASSIS, WILLIAM ALVES DE
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino híbrido
Metodologia ativa
Educação a distância
Tutoria
topic Ensino híbrido
Metodologia ativa
Educação a distância
Tutoria
description RESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-10-09T19:49:05Z
2021-10-09T19:49:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABED
publisher.none.fl_str_mv ABED
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672987882225664