TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546 |
Resumo: | RESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS. |
id |
Krot_d2c51e674db214c2c28c5ec58c8b7613 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34546 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNOEnsino híbridoMetodologia ativaEducação a distânciaTutoriaRESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS.ABED2021-10-09T19:49:05Z2021-10-09T19:49:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDOORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCOASSIS, WILLIAM ALVES DEporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-09T19:49:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34546Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-09T19:49:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-09T19:49:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
title |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
spellingShingle |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO Ensino híbrido Metodologia ativa Educação a distância Tutoria |
title_short |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
title_full |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
title_fullStr |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
title_full_unstemmed |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
title_sort |
TUTORIA ATIVA: ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO |
author |
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO |
author_facet |
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO ASSIS, WILLIAM ALVES DE |
author_role |
author |
author2 |
ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO ASSIS, WILLIAM ALVES DE |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARSENOVICZ, KAREN DIANA MACEDO ORTIZ, PAULO HENRIQUE FALCO ASSIS, WILLIAM ALVES DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino híbrido Metodologia ativa Educação a distância Tutoria |
topic |
Ensino híbrido Metodologia ativa Educação a distância Tutoria |
description |
RESUMO O GRANDE DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É ESTREITAR OS LAÇOS ENTRE ESTUDANTES E TUTOR/PROFESSOR RESPONSÁVEL, TORNANDO O ENSINO PRÓXIMO, A PENSAR DA DISTÂNCIA FÍSICA ENTRE OS SUJEITOS. NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO PRESENCIAL COM A DISPONIBILIZAÇÃO DE ATÉ 40% DAS DISCIPLINAS A DISTÂNCIA, A RESISTÊNCIA DOS ESTUDANTES É GRANDE, UMA VEZ QUE NÃO TRATAM AS DISCIPLINAS EAD COM TANTA SERIEDADE COMO AS PRESENCIAIS. NESTE CENÁRIO, AS NECESSIDADES DE ENGAJAR ESSES ESTUDANTES NAS DISCIPLINAS EAD E DE ESTREITAR OS LAÇOS É TAREFA PRIMORDIAL PARA QUALQUER IES QUE ESTEJA PREOCUPADA COM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES EM TODAS AS DISCIPLINAS PERTENCENTES À GRADE CURRICULAR DO CURSO. ASSIM, FOI DESENVOLVIDO E APLICADO UM PROJETO INTITULADO COMO “TUTORIA ATIVA”, ESTREITANDO AS RELAÇÕES ENTRE TUTOR E ALUNO. O PROJETO FOI PAUTADO NA METODOLOGIA ATIVA DA SALA DE AULA INVERTIDA, NO QUAL OS ESTUDANTES ASSUMEM PAPEL DE PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. O PROJETO INICIOU-SE NOS FÓRUNS DAS DISCIPLINAS EAD, COM O DESENVOLVIMENTO PRESENCIAL E FINALIZAÇÃO NOS FÓRUNS. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2021-10-09T19:49:05Z 2021-10-09T19:49:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672987882225664 |