Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Mara Elisa de Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66580
Resumo: A elaboração do presente trabalho é com referência ao tema da mediação em sua análise comparativa aos mecanismos administrativo e judicial. Em sua problematização corrobora-se, no processo administrativo da usucapião extrajudicial é possível a execução do processo por meio de certidão realizado em cartório? Depreendendo ao objetivo geral em demonstrar revisão bibliográfica e a veracidade da usucapião extrajudicial em comparação ao judicial, de forma a compreender o seu mecanismo, bem como, apresentado o conceito de posse e propriedade com base nas compreensões do direito primitivo até atualmente, como também o direito de propriedade com base nas teorias objetiva e subjetiva. O método a ser utilizado no referido trabalho é o dedutivo, em exploração teórica e qualitativa, com a utilização de materiais bibliográficos dos últimos dez anos, documental legal e jurisprudências, baseando-se em pensadores tais como, Gonçalves (2014), Pereira (2012), Junior (2015), Chaves (2010), Lemes, (2018) dentro outros. Serão utilizadas também pesquisas doutrinariam produzida e publicada por autores clássicos do Direito Civil brasileiro. Entende-se que oportunamente o tema a ser desenvolvido ainda é um novo processamento de qualquer uma das espécies previstas em nosso ordenamento jurídico, mecanismo esse não pioneiro no ramo do direito civil, uma vez que existe a desjudicialização de outros mecanismos, tais com o divórcio, o inventário e a partilha. Assim, a fim de dar continuidade a esta ideia, restou admitido a usucapião extrajudicial, possibilitando um desafogo por parte do poder judiciário.
id Krot_ce7a8068888bd3fef18be6bc4968f526
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66580
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicialUsucapiãoJudicialExtrajudicialOrdenamento jurídicoA elaboração do presente trabalho é com referência ao tema da mediação em sua análise comparativa aos mecanismos administrativo e judicial. Em sua problematização corrobora-se, no processo administrativo da usucapião extrajudicial é possível a execução do processo por meio de certidão realizado em cartório? Depreendendo ao objetivo geral em demonstrar revisão bibliográfica e a veracidade da usucapião extrajudicial em comparação ao judicial, de forma a compreender o seu mecanismo, bem como, apresentado o conceito de posse e propriedade com base nas compreensões do direito primitivo até atualmente, como também o direito de propriedade com base nas teorias objetiva e subjetiva. O método a ser utilizado no referido trabalho é o dedutivo, em exploração teórica e qualitativa, com a utilização de materiais bibliográficos dos últimos dez anos, documental legal e jurisprudências, baseando-se em pensadores tais como, Gonçalves (2014), Pereira (2012), Junior (2015), Chaves (2010), Lemes, (2018) dentro outros. Serão utilizadas também pesquisas doutrinariam produzida e publicada por autores clássicos do Direito Civil brasileiro. Entende-se que oportunamente o tema a ser desenvolvido ainda é um novo processamento de qualquer uma das espécies previstas em nosso ordenamento jurídico, mecanismo esse não pioneiro no ramo do direito civil, uma vez que existe a desjudicialização de outros mecanismos, tais com o divórcio, o inventário e a partilha. Assim, a fim de dar continuidade a esta ideia, restou admitido a usucapião extrajudicial, possibilitando um desafogo por parte do poder judiciário.2023-11-24T16:41:27Z2023-11-24T16:41:27Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66580SILVA, Mara Elisa de Almeidaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-24T16:41:27Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/66580Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-24T16:41:27falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-24T16:41:27Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
title Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
spellingShingle Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
SILVA, Mara Elisa de Almeida
Usucapião
Judicial
Extrajudicial
Ordenamento jurídico
title_short Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
title_full Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
title_fullStr Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
title_full_unstemmed Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
title_sort Usucapião extrajudicial: análise comparativo entre os mecanismos administrativo e judicial
author SILVA, Mara Elisa de Almeida
author_facet SILVA, Mara Elisa de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Mara Elisa de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Usucapião
Judicial
Extrajudicial
Ordenamento jurídico
topic Usucapião
Judicial
Extrajudicial
Ordenamento jurídico
description A elaboração do presente trabalho é com referência ao tema da mediação em sua análise comparativa aos mecanismos administrativo e judicial. Em sua problematização corrobora-se, no processo administrativo da usucapião extrajudicial é possível a execução do processo por meio de certidão realizado em cartório? Depreendendo ao objetivo geral em demonstrar revisão bibliográfica e a veracidade da usucapião extrajudicial em comparação ao judicial, de forma a compreender o seu mecanismo, bem como, apresentado o conceito de posse e propriedade com base nas compreensões do direito primitivo até atualmente, como também o direito de propriedade com base nas teorias objetiva e subjetiva. O método a ser utilizado no referido trabalho é o dedutivo, em exploração teórica e qualitativa, com a utilização de materiais bibliográficos dos últimos dez anos, documental legal e jurisprudências, baseando-se em pensadores tais como, Gonçalves (2014), Pereira (2012), Junior (2015), Chaves (2010), Lemes, (2018) dentro outros. Serão utilizadas também pesquisas doutrinariam produzida e publicada por autores clássicos do Direito Civil brasileiro. Entende-se que oportunamente o tema a ser desenvolvido ainda é um novo processamento de qualquer uma das espécies previstas em nosso ordenamento jurídico, mecanismo esse não pioneiro no ramo do direito civil, uma vez que existe a desjudicialização de outros mecanismos, tais com o divórcio, o inventário e a partilha. Assim, a fim de dar continuidade a esta ideia, restou admitido a usucapião extrajudicial, possibilitando um desafogo por parte do poder judiciário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-24T16:41:27Z
2023-11-24T16:41:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66580
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/66580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673012132642816