Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153 |
Resumo: | No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática. |
id |
Krot_cf0363da7064fde44fefc52b9d6e7041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61153 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SANTOS, Tatianne Gobato de Moura2023-08-17T12:33:01Z2023-08-17T12:33:01Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática.LudicidadeEducação infantilBenefíciosJogosBrinquedosOs benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTatianne+Gobato+de+Moura+Santos.pdfTatianne+Gobato+de+Moura+Santos.pdfapplication/pdf268085https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/1/Tatianne%2bGobato%2bde%2bMoura%2bSantos.pdf3a28445f97d625e9bee3369dd003e10cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611532023-08-17 09:33:01.514oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61153Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:33:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:33:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
title |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
spellingShingle |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos SANTOS, Tatianne Gobato de Moura Ludicidade Educação infantil Benefícios Jogos Brinquedos |
title_short |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
title_full |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
title_fullStr |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
title_full_unstemmed |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
title_sort |
Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos |
author |
SANTOS, Tatianne Gobato de Moura |
author_facet |
SANTOS, Tatianne Gobato de Moura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Tatianne Gobato de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Educação infantil Benefícios Jogos Brinquedos |
topic |
Ludicidade Educação infantil Benefícios Jogos Brinquedos |
description |
No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-17T12:33:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-17T12:33:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/1/Tatianne%2bGobato%2bde%2bMoura%2bSantos.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a28445f97d625e9bee3369dd003e10c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460257775157248 |