Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Tatianne Gobato de Moura
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153
Resumo: No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática.
id Krot_cf0363da7064fde44fefc52b9d6e7041
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61153
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SANTOS, Tatianne Gobato de Moura2023-08-17T12:33:01Z2023-08-17T12:33:01Z2021https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática.LudicidadeEducação infantilBenefíciosJogosBrinquedosOs benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogia - Licenciaturaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTatianne+Gobato+de+Moura+Santos.pdfTatianne+Gobato+de+Moura+Santos.pdfapplication/pdf268085https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/1/Tatianne%2bGobato%2bde%2bMoura%2bSantos.pdf3a28445f97d625e9bee3369dd003e10cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/611532023-08-17 09:33:01.514oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/61153Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-17T12:33:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-17T12:33:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
title Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
spellingShingle Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
SANTOS, Tatianne Gobato de Moura
Ludicidade
Educação infantil
Benefícios
Jogos
Brinquedos
title_short Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
title_full Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
title_fullStr Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
title_full_unstemmed Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
title_sort Os benefícios das atividades lúdicas no trabalho metodológico com crianças da pré-escola: para crianças de 4 a 5 anos
author SANTOS, Tatianne Gobato de Moura
author_facet SANTOS, Tatianne Gobato de Moura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Tatianne Gobato de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Ludicidade
Educação infantil
Benefícios
Jogos
Brinquedos
topic Ludicidade
Educação infantil
Benefícios
Jogos
Brinquedos
description No ensino infantil é onde se tem o início do curso de vida escolar de cada indivíduo e é de extrema acuidade o resgate da ludicidade, a fim de que a criança, em sua experiência primária, tenha o auxílio de definir o significado das demais outras que estão por vir. Este tema manifesta o quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para todo o desenvolvimento da criança, seja ele cognitivo, o afetivo, ou mesmo cultural e social. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi discutir a relevância da ludicidade na educação infantil entre alunos de 4 e 5 anos, levando em conta a perspectiva do aprendizado juntamente com as brincadeiras. E os objetivos específicos foram os seguintes: a) discutir o papel funcional da educação infantil no cotidiano dos alunos; b) contextualizar a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem; e c) caracterizar os jogos e brinquedos que auxiliam no aprendizado de crianças entre 4 e 5 anos. Concluiu-se com esse trabalho que os benefícios didáticos da ludicidade são artifícios didáticos de extrema importância e que a ludicidade colabora significativamente, não somente para o desenvolvimento motor, mas também para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo, assim como para o processo de ensino-aprendizagem da criança, beneficiando-se através da criatividade e da iniciativa dos pequenos. Recomendam-se futuros estudos sobre a temática.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T12:33:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T12:33:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/1/Tatianne%2bGobato%2bde%2bMoura%2bSantos.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/61153/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a28445f97d625e9bee3369dd003e10c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460257775157248