Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para um tráfego de veículos elevado em uma rodovia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42136 |
Resumo: | Uma análise de dimensionamento de pavimento asfáltico consiste em um estudo de caso em que se determina o método mais adequado para a durabilidade de uma rodovia, e que leve em consideração o seu alto volume de tráfego. O objetivo do presente trabalho foi tentar compreender a metodologia de dimensionamento de pavimento flexível atualizada do DNIT e através dela analisar a metodologia mais apropriada para cada região do Brasil, levando em conta também a fiscalização das pesagens de veículos que ultrapassam seu limite de carga, que diminuem ainda mais a vida útil da rodovia. Para isso, foi analisado o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico para pavimentos flexíveis; e também apresentado como são feitas as pesagens nas rodovias do Brasil. Sendo realizado uma revisão bibliográfica dos métodos de dimensionamentos e suas especificações, para identificar a metodologia que mais se adequa a essas rodovias. Essas comparações dos dois métodos, a partir da revisão realizada, fez-se obter a análise que seria a mais usual para o objetivo esperado. E apesar do método mais utilizado nas rodovias brasileiras ser o empírico do DNIT, o método mecanístico-empírico demonstrou mais eficiência para pavimentos flexíveis com um alto fluxo de veículos. Onde o mesmo se trata da análise do comportamento mecânico dos materiais que são utilizados na estrutura de um pavimento. Portanto, a abordagem mecanicista é uma alternativa para a vida útil do pavimento, e importante lembrar que a fiscalização da pesagem dos veículos é um dos instrumentos que mais auxiliam os órgãos rodoviários a terem um controle da quantidade de excesso de cargas que passam por esses pavimentos no País. |
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