Análise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para um tráfego de veículos elevado em uma rodovia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42136 |
Resumo: | Uma análise de dimensionamento de pavimento asfáltico consiste em um estudo de caso em que se determina o método mais adequado para a durabilidade de uma rodovia, e que leve em consideração o seu alto volume de tráfego. O objetivo do presente trabalho foi tentar compreender a metodologia de dimensionamento de pavimento flexível atualizada do DNIT e através dela analisar a metodologia mais apropriada para cada região do Brasil, levando em conta também a fiscalização das pesagens de veículos que ultrapassam seu limite de carga, que diminuem ainda mais a vida útil da rodovia. Para isso, foi analisado o método empírico do DNIT e o método mecanístico-empírico para pavimentos flexíveis; e também apresentado como são feitas as pesagens nas rodovias do Brasil. Sendo realizado uma revisão bibliográfica dos métodos de dimensionamentos e suas especificações, para identificar a metodologia que mais se adequa a essas rodovias. Essas comparações dos dois métodos, a partir da revisão realizada, fez-se obter a análise que seria a mais usual para o objetivo esperado. E apesar do método mais utilizado nas rodovias brasileiras ser o empírico do DNIT, o método mecanístico-empírico demonstrou mais eficiência para pavimentos flexíveis com um alto fluxo de veículos. Onde o mesmo se trata da análise do comportamento mecânico dos materiais que são utilizados na estrutura de um pavimento. Portanto, a abordagem mecanicista é uma alternativa para a vida útil do pavimento, e importante lembrar que a fiscalização da pesagem dos veículos é um dos instrumentos que mais auxiliam os órgãos rodoviários a terem um controle da quantidade de excesso de cargas que passam por esses pavimentos no País. |
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Portanto, a abordagem mecanicista é uma alternativa para a vida útil do pavimento, e importante lembrar que a fiscalização da pesagem dos veículos é um dos instrumentos que mais auxiliam os órgãos rodoviários a terem um controle da quantidade de excesso de cargas que passam por esses pavimentos no País.Mecânica dos pavimentosPesagem de veículos nas rodoviasDimensionamento de pavimento flexívelAnálise de alternativas de dimensionamento de pavimento asfáltico para um tráfego de veículos elevado em uma rodoviainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Civilporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALALINE_APARECIDA_DEGAM_LIMA.pdfALINE_APARECIDA_DEGAM_LIMA.pdfapplication/pdf923108https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42136/1/ALINE_APARECIDA_DEGAM_LIMA.pdfe6a56cad04ab912e66bb652cba2a6283MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/42136/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/421362022-06-02 17:16:42.596oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42136Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-02T20:16:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-02T20:16:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
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