RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Wellington Passos da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50816
Resumo: O objetivo desse trabalho foi a revisão bibliográfica da utilização do Role-Playing Game (RPG) no contexto de ensino. Será abordado a origem do jogo, seus criadores e como funciona. É proposto trazer uma reflexão acerca de práticas mais dinâmicas no aprendizado dos alunos para uma absorção significativa do conteúdo, deixando o processo mais aproveitável e mostrando a funcionalidade da informação adquirida na prática. A revisão também citará algumas teorias da aprendizagem e se aprofundará na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relação que pode ser feita com o RPG. Ao decorrer do estudo foi possível chegar na conclusão de sua aplicabilidade na sala de aula com os seus devidos cuidados, pois o professor deverá se atentar a não deixar o contexto pedagógico de lado ao utilizar do jogo.
id Krot_dc2d13df8646fd86f5a625c6ad302dfb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50816
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensinoRPGPsicologiaAprendizagem SignificativaEnsinoO objetivo desse trabalho foi a revisão bibliográfica da utilização do Role-Playing Game (RPG) no contexto de ensino. Será abordado a origem do jogo, seus criadores e como funciona. É proposto trazer uma reflexão acerca de práticas mais dinâmicas no aprendizado dos alunos para uma absorção significativa do conteúdo, deixando o processo mais aproveitável e mostrando a funcionalidade da informação adquirida na prática. A revisão também citará algumas teorias da aprendizagem e se aprofundará na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relação que pode ser feita com o RPG. Ao decorrer do estudo foi possível chegar na conclusão de sua aplicabilidade na sala de aula com os seus devidos cuidados, pois o professor deverá se atentar a não deixar o contexto pedagógico de lado ao utilizar do jogo.2023-03-31T20:34:00Z2023-03-31T20:34:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50816SILVA, Wellington Passos daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T20:34:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50816Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-31T20:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-31T20:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
title RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
spellingShingle RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
SILVA, Wellington Passos da
RPG
Psicologia
Aprendizagem Significativa
Ensino
title_short RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
title_full RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
title_fullStr RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
title_full_unstemmed RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
title_sort RPG (role-playing game) de mesa utilizada como ferramenta de ensino
author SILVA, Wellington Passos da
author_facet SILVA, Wellington Passos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Wellington Passos da
dc.subject.por.fl_str_mv RPG
Psicologia
Aprendizagem Significativa
Ensino
topic RPG
Psicologia
Aprendizagem Significativa
Ensino
description O objetivo desse trabalho foi a revisão bibliográfica da utilização do Role-Playing Game (RPG) no contexto de ensino. Será abordado a origem do jogo, seus criadores e como funciona. É proposto trazer uma reflexão acerca de práticas mais dinâmicas no aprendizado dos alunos para uma absorção significativa do conteúdo, deixando o processo mais aproveitável e mostrando a funcionalidade da informação adquirida na prática. A revisão também citará algumas teorias da aprendizagem e se aprofundará na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a relação que pode ser feita com o RPG. Ao decorrer do estudo foi possível chegar na conclusão de sua aplicabilidade na sala de aula com os seus devidos cuidados, pois o professor deverá se atentar a não deixar o contexto pedagógico de lado ao utilizar do jogo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-31T20:34:00Z
2023-03-31T20:34:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50816
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672995868180480