Afetividade na relação professor/aluno no processo ensino-aprendizagem na 4ª série do ensino fundamental
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6702 |
Resumo: | A educação passa pela integração dos conceitos essenciais para a sociabilização do ser humano tais como justiça, igualdade e solidariedade, para além de uma sólida formação ao nível do desenvolvimento da moral com a assimilação dos valores fundamentais da vida em sociedade como o respeito pelos outros, pelos seus direitos, aceitando as diferenças e assumindo as responsabilidades. Esta pesquisa objetivou investigar a interferência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem e nas interações da relação professor – aluno no ensino fundamental. Para elaboração da pesquisa foi escolhida uma escola da rede publica do ensino fundamental situada na região administrativa de Samambaia do Distrito Federal, onde foi realizada “uma pesquisa qualitativa que teve seu ambiente natural e o sujeito como fonte direta (André, Ludke, 1986)". Adotou-se, portanto, aspectos relevantes da afetividade na teoria de Wallon e Vygostyk na qual foi desenvolvida uma pesquisa com os seguintes instrumentos: análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram: diretor professora e aluno. O resultado da pesquisa evidenciou-se por meio das seguintes categorias: ensino e aprendizagem, relação professor-aluno e afetividade. Em relação ao ensino e aprendizagem constatou-se que a escola apresenta responsabilidades quanto às questões pedagógicas e não pedagógicas que surgem no dia-a-dia, por meio de projetos o qual tem importante significado na construção de conceitos e conhecimentos. Nesta categoria alguns professores executam os projetos propostos de forma aleatória. Na relação professor-aluno verificou-se a presença de aspectos afetivos e as possíveis influências destes no processo ensino e aprendizagem, onde se observou que a atenção da professora está centrada nos alunos que apresentam dificuldades de relacionamentos e baixo rendimento escolar, o que foi possível observar que interação a professor-aluno contribui para uma melhor aprendizagem No que diz respeito à afetividade no contexto escolar verificou-se que o afeto do professor, a sua sensibilidade e que a maneira de se comunicar influi no modo de agir dos alunos, a ligação afetiva faz a diferença no trabalho docente Constatou-se que nem todos os professores têm uma visão de que a afetividade pode interferir no processo ensino e aprendizagem. Verificou-se no desenvolvimento da pesquisa que a relação afetiva professor-aluno funciona como um ponto de equilíbrio para o bom desempenho de ambos, tendo o diálogo como complemento chave para a concretização do sucesso escolar. O resultado da pesquisa obteve uma relação positiva de interação, respeito pelas idéias, pelas opiniões do outro, dedicação e troca por parte dos envolvidos, elevando a aprendizagem de forma agradável e produtiva, pois o aprendizado é uma relação de afeto e carinho, que deve ser estendido à rotina da sala de aula. |
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Soares, Jussara DouradoCarvalho, Maria Raimunda MeloSousa, Tereza Cristina Duarte deSilva, Valdelena Franscisca daDiniz, Maria do Carmo Nascimento2015-06-16T14:00:58Z2015-06-16T14:00:58Z20052005https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6702A educação passa pela integração dos conceitos essenciais para a sociabilização do ser humano tais como justiça, igualdade e solidariedade, para além de uma sólida formação ao nível do desenvolvimento da moral com a assimilação dos valores fundamentais da vida em sociedade como o respeito pelos outros, pelos seus direitos, aceitando as diferenças e assumindo as responsabilidades. Esta pesquisa objetivou investigar a interferência da afetividade no processo de ensino e aprendizagem e nas interações da relação professor – aluno no ensino fundamental. Para elaboração da pesquisa foi escolhida uma escola da rede publica do ensino fundamental situada na região administrativa de Samambaia do Distrito Federal, onde foi realizada “uma pesquisa qualitativa que teve seu ambiente natural e o sujeito como fonte direta (André, Ludke, 1986)". Adotou-se, portanto, aspectos relevantes da afetividade na teoria de Wallon e Vygostyk na qual foi desenvolvida uma pesquisa com os seguintes instrumentos: análise documental, observação participante e entrevistas semi-estruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram: diretor professora e aluno. O resultado da pesquisa evidenciou-se por meio das seguintes categorias: ensino e aprendizagem, relação professor-aluno e afetividade. Em relação ao ensino e aprendizagem constatou-se que a escola apresenta responsabilidades quanto às questões pedagógicas e não pedagógicas que surgem no dia-a-dia, por meio de projetos o qual tem importante significado na construção de conceitos e conhecimentos. Nesta categoria alguns professores executam os projetos propostos de forma aleatória. Na relação professor-aluno verificou-se a presença de aspectos afetivos e as possíveis influências destes no processo ensino e aprendizagem, onde se observou que a atenção da professora está centrada nos alunos que apresentam dificuldades de relacionamentos e baixo rendimento escolar, o que foi possível observar que interação a professor-aluno contribui para uma melhor aprendizagem No que diz respeito à afetividade no contexto escolar verificou-se que o afeto do professor, a sua sensibilidade e que a maneira de se comunicar influi no modo de agir dos alunos, a ligação afetiva faz a diferença no trabalho docente Constatou-se que nem todos os professores têm uma visão de que a afetividade pode interferir no processo ensino e aprendizagem. Verificou-se no desenvolvimento da pesquisa que a relação afetiva professor-aluno funciona como um ponto de equilíbrio para o bom desempenho de ambos, tendo o diálogo como complemento chave para a concretização do sucesso escolar. O resultado da pesquisa obteve uma relação positiva de interação, respeito pelas idéias, pelas opiniões do outro, dedicação e troca por parte dos envolvidos, elevando a aprendizagem de forma agradável e produtiva, pois o aprendizado é uma relação de afeto e carinho, que deve ser estendido à rotina da sala de aula.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T14:00:58Z No. of bitstreams: 1 40301632.pdf: 287791 bytes, checksum: 065b663e49ebc0747933a555bfd263a4 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-16T14:00:58Z (GMT). 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