A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Henrique Guilherme da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644
Resumo: Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações.
id Krot_e227fcf58fe4d27a65b9db48a0542d71
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41644
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Henrique Guilherme da2022-05-27T20:34:07Z2022-05-27T20:34:07Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações.Inteligência de MercadoInteligência CompetitivaTomada de decisãoProcesso decisórioBusiness IntelligenceA importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHENRIQUE_SILVA.pdfHENRIQUE_SILVA.pdfapplication/pdf1343861https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/1/HENRIQUE_SILVA.pdff03c77634746b320855f2540aaff2815MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/416442022-05-27 17:34:07.395oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-27T20:34:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-27T20:34:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
title A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
spellingShingle A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
SILVA, Henrique Guilherme da
Inteligência de Mercado
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Processo decisório
Business Intelligence
title_short A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
title_full A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
title_fullStr A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
title_full_unstemmed A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
title_sort A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
author SILVA, Henrique Guilherme da
author_facet SILVA, Henrique Guilherme da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Henrique Guilherme da
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência de Mercado
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Processo decisório
Business Intelligence
topic Inteligência de Mercado
Inteligência Competitiva
Tomada de decisão
Processo decisório
Business Intelligence
description Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-27T20:34:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-27T20:34:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/1/HENRIQUE_SILVA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f03c77634746b320855f2540aaff2815
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460245436563456