A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644 |
Resumo: | Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações. |
id |
Krot_e227fcf58fe4d27a65b9db48a0542d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41644 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Henrique Guilherme da2022-05-27T20:34:07Z2022-05-27T20:34:07Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações.Inteligência de MercadoInteligência CompetitivaTomada de decisãoProcesso decisórioBusiness IntelligenceA importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALHENRIQUE_SILVA.pdfHENRIQUE_SILVA.pdfapplication/pdf1343861https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/1/HENRIQUE_SILVA.pdff03c77634746b320855f2540aaff2815MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/416442022-05-27 17:34:07.395oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-27T20:34:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-27T20:34:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
title |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
spellingShingle |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas SILVA, Henrique Guilherme da Inteligência de Mercado Inteligência Competitiva Tomada de decisão Processo decisório Business Intelligence |
title_short |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
title_full |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
title_fullStr |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
title_full_unstemmed |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
title_sort |
A importância da inteligência de mercado para a tomada de decisão nas empresas |
author |
SILVA, Henrique Guilherme da |
author_facet |
SILVA, Henrique Guilherme da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Henrique Guilherme da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência de Mercado Inteligência Competitiva Tomada de decisão Processo decisório Business Intelligence |
topic |
Inteligência de Mercado Inteligência Competitiva Tomada de decisão Processo decisório Business Intelligence |
description |
Em meio a tempos de competitividade acirrada no ambiente mercadológico, as organizações estão cada vez mais pressionadas a tomar decisões inteligentes, que as levem em direção a vantagens competitivas diante da concorrência. O presente estudo teve como objetivo compreender a importância de Inteligência de Mercado e seu impacto no processo de tomada de decisão nas organizações. Para isso foi realizada uma revisão de literatura que utilizou de livros e artigos de diversos autores que dissertassem sobre Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva, encontrados no Google Livros e Google Acadêmico, sendo obras datadas entre 1999 e 2020. Concluiu-se que as bases de Inteligência de Mercado estão nos tomadores de decisão. São eles quem geram a demanda para que a área de Inteligência de Mercado seja implantada nas organizações. E todos os indivíduos envolvidos no processo serão norteados por essas demandas que devem ser claras. Além disso, o processo decisório nas organizações deve ser estruturado e ser compreendido em todos os níveis da hierarquia para que funcione de forma coordenada, assimétrica e eficiente. Concluiu-se finalmente que, a Inteligência de Mercado é uma ferramenta indispensável no processo decisório frente a um mercado tão competitivo, para que as organizações obtenham vantagens competitivas, reduzam os riscos na tomada de decisão, antecipem tendências e aliada a modelos estratégicos, como a análise SWOT ou as cinco forças de Porter tornem Inteligência Competitiva ainda mais efetiva no processo decisório das organizações. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-27T20:34:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-27T20:34:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/1/HENRIQUE_SILVA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/41644/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f03c77634746b320855f2540aaff2815 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460245436563456 |