A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23867 |
Resumo: | Esta investigação relaciona os termos de informação e competitividade, enfatizando a importância de recorrer a fontes externas que disponibilizam informação de qualidade e fidedigna de apoio à Tomada de Decisão e, consequentemente, à adoção de Inteligência Competitiva nas organizações. A Sociedade da Informação é caracterizada pela grande quantidade e diversidade de informação, o que dificulta o processo de aquisição e gestão da informação nas empresas que não deve ser negligenciado. Em virtude dessa realidade, os mercados de informação têm vindo a assumir um papel primordial para as empresas atuais que procuram obter vantagem competitiva face à concorrência. Pretende-se estudar estas questões numa Pequena e Média Empresa, a Telade - Electricidade e Telecomunicações, Lda., sendo o objetivo deste estudo aferir se a GI é uma prioridade na Telade com vista à adoção da Inteligência Competitiva. Além disso, procura-se analisar o comportamento informacional dos colaboradores da Telade, conhecer os benefícios de investir numa fonte de informação externa para o apoio à tomada de decisão e investigar, através da Informa D&B (especialista em informação sobre o tecido empresarial, apoiando a tomada de decisões dos seus clientes), se as empresas atuais negligenciam o acesso a informação fidedigna que fundamenta e apoia as tomadas de decisão, mantendo-as numa posição privilegiada no mercado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso da empresa Telade com vista a responder à questão de investigação: “No âmbito de uma PME, como gerir e investir em informação de qualidade e fidedigna para a adoção de inteligência competitiva e uma boa tomada de decisão?”. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram um questionário aos colaboradores da organização referida e entrevistas ministradas à gestão de topo da Telade, bem como a uma profissional da empresa Informa D&B, a qual fornece informação estratégica e conducente à Inteligência Competitiva na PME em estudo. As conclusões desta investigação corroboram a importância de um bom comportamento informacional nos momentos de aquisição de informação para o processo de tomada de decisão e para uma posição competitiva. |
id |
RCAP_29fbf55b8d7779fcbc1ee25ac6672ff8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23867 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PMEGestão de informaçãoMercados de informaçãoInteligência competitivaTomada de decisãoInformation managementDecision-makingInformation marketsCompetitive intelligenceGestãoEsta investigação relaciona os termos de informação e competitividade, enfatizando a importância de recorrer a fontes externas que disponibilizam informação de qualidade e fidedigna de apoio à Tomada de Decisão e, consequentemente, à adoção de Inteligência Competitiva nas organizações. A Sociedade da Informação é caracterizada pela grande quantidade e diversidade de informação, o que dificulta o processo de aquisição e gestão da informação nas empresas que não deve ser negligenciado. Em virtude dessa realidade, os mercados de informação têm vindo a assumir um papel primordial para as empresas atuais que procuram obter vantagem competitiva face à concorrência. Pretende-se estudar estas questões numa Pequena e Média Empresa, a Telade - Electricidade e Telecomunicações, Lda., sendo o objetivo deste estudo aferir se a GI é uma prioridade na Telade com vista à adoção da Inteligência Competitiva. Além disso, procura-se analisar o comportamento informacional dos colaboradores da Telade, conhecer os benefícios de investir numa fonte de informação externa para o apoio à tomada de decisão e investigar, através da Informa D&B (especialista em informação sobre o tecido empresarial, apoiando a tomada de decisões dos seus clientes), se as empresas atuais negligenciam o acesso a informação fidedigna que fundamenta e apoia as tomadas de decisão, mantendo-as numa posição privilegiada no mercado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso da empresa Telade com vista a responder à questão de investigação: “No âmbito de uma PME, como gerir e investir em informação de qualidade e fidedigna para a adoção de inteligência competitiva e uma boa tomada de decisão?”. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram um questionário aos colaboradores da organização referida e entrevistas ministradas à gestão de topo da Telade, bem como a uma profissional da empresa Informa D&B, a qual fornece informação estratégica e conducente à Inteligência Competitiva na PME em estudo. As conclusões desta investigação corroboram a importância de um bom comportamento informacional nos momentos de aquisição de informação para o processo de tomada de decisão e para uma posição competitiva.This investigation of information and competitive information, emphasizing the implementation of external sources that provide and reliable support for decision making and, consequently, the adoption of competitive quality in organizations. The Information Society is characterized by the large amount and diversity of information, which makes the process of acquiring and managing information in companies difficult, which should not be neglected. Due to this reality, information markets come in agreement with companies that seek a competitive advantage to face the competition. It is intended to study these issues in a Small and Medium Enterprise, Telade - Electricidade e Telecomunicações, Lda., and the objective of this study is to assess whether GI is a priority in Telade with a view to the adoption of Competitive Intelligence. In addition, look for the informative behavior of Telade's employees, learn about the benefits of investing external information source to support research and investigation, through Informa D&B (specialist in information on the business fabric, supporting decisions of their customers), if the information of companies as they faithfully respect and support access to decision making, keeping them in a priority position in the market. The methodology used was a case study of the Telade company in order to answer the research question: “In the context of an SME, as a management and a good decision making in quality information?”. The data collection management techniques were used for a survey given to the research of the organization and surveys given to the professional of the Informa D&B company, which provides strategic information and conducive to Competitive Intelligence in the SME under study. The conclusions of this investigation corroborate the importance of a good informational behavior in the moments of acquisition of information for the decision-making process and for a competitive position.Braga, Maria Inês PeixotoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Francisca Ramos Azevedo da2023-11-08T15:39:30Z2022-07-052022-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23867TID:203381971porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-15T01:47:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23867Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:33.590766Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
title |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
spellingShingle |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME Silva, Francisca Ramos Azevedo da Gestão de informação Mercados de informação Inteligência competitiva Tomada de decisão Information management Decision-making Information markets Competitive intelligence Gestão |
title_short |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
title_full |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
title_fullStr |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
title_full_unstemmed |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
title_sort |
A informação aliada à Inteligência Competitiva para a Tomada de Decisão: um estudo de caso de uma PME |
author |
Silva, Francisca Ramos Azevedo da |
author_facet |
Silva, Francisca Ramos Azevedo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Braga, Maria Inês Peixoto Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisca Ramos Azevedo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de informação Mercados de informação Inteligência competitiva Tomada de decisão Information management Decision-making Information markets Competitive intelligence Gestão |
topic |
Gestão de informação Mercados de informação Inteligência competitiva Tomada de decisão Information management Decision-making Information markets Competitive intelligence Gestão |
description |
Esta investigação relaciona os termos de informação e competitividade, enfatizando a importância de recorrer a fontes externas que disponibilizam informação de qualidade e fidedigna de apoio à Tomada de Decisão e, consequentemente, à adoção de Inteligência Competitiva nas organizações. A Sociedade da Informação é caracterizada pela grande quantidade e diversidade de informação, o que dificulta o processo de aquisição e gestão da informação nas empresas que não deve ser negligenciado. Em virtude dessa realidade, os mercados de informação têm vindo a assumir um papel primordial para as empresas atuais que procuram obter vantagem competitiva face à concorrência. Pretende-se estudar estas questões numa Pequena e Média Empresa, a Telade - Electricidade e Telecomunicações, Lda., sendo o objetivo deste estudo aferir se a GI é uma prioridade na Telade com vista à adoção da Inteligência Competitiva. Além disso, procura-se analisar o comportamento informacional dos colaboradores da Telade, conhecer os benefícios de investir numa fonte de informação externa para o apoio à tomada de decisão e investigar, através da Informa D&B (especialista em informação sobre o tecido empresarial, apoiando a tomada de decisões dos seus clientes), se as empresas atuais negligenciam o acesso a informação fidedigna que fundamenta e apoia as tomadas de decisão, mantendo-as numa posição privilegiada no mercado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso da empresa Telade com vista a responder à questão de investigação: “No âmbito de uma PME, como gerir e investir em informação de qualidade e fidedigna para a adoção de inteligência competitiva e uma boa tomada de decisão?”. As técnicas de recolha de dados utilizadas foram um questionário aos colaboradores da organização referida e entrevistas ministradas à gestão de topo da Telade, bem como a uma profissional da empresa Informa D&B, a qual fornece informação estratégica e conducente à Inteligência Competitiva na PME em estudo. As conclusões desta investigação corroboram a importância de um bom comportamento informacional nos momentos de aquisição de informação para o processo de tomada de decisão e para uma posição competitiva. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05 2022-07-05T00:00:00Z 2023-11-08T15:39:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23867 TID:203381971 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23867 |
identifier_str_mv |
TID:203381971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134990800257024 |