Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VERONICA, Luiz Fernando Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: CONFORT, Maria de Lourdes Siqueira, TUNINI, Marisa Teresinha, LIMA, Sarah Karina Marcondes dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47199
Resumo: O objetivo deste trabalho é proporcionar momentos e encontros para discussões e reflexões sobre esta ausência de interações e relações presenciais e, como tais processos influenciaram ou interferiram nas intra e nas interrelações humanas e na estrutura de aprendizagem. Também tem como objetivo analisar o papel da escola no desenvolvimento das habilidades socioemocionais; identificar como se estabelece a ação escolar quanto à promoção do desenvolvimento das habilidades socioemocionais; analisar quais são as implicações do docente quanto à tarefa de auxiliar os educandos no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Concluindo, é essencial saber usar a inteligência socioemocional. E, de acordo com conceitos da Psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. E, falar de saúde mental e de inteligência emocional é mais do que necessário, tornou-se essencial na atualidade. Após o período de pandemia, observamos uma grande transformação em nossa sociedade, principalmente nas nossas interrelações e, situações inesperadas que modificaram radicalmente nossos comportamentos. Todos fomos impactados diretamente ou indiretamente por situações antes nunca vivenciadas. Tais fatores foram observados de maneira intensa nos ambientes escolares, afetando e comprometendo as interrelações que geralmente são estabelecidas e se enriquecem na convivência e nas vivências de ambientes coletivos e compartilhados. Pautando a discussão nestes aspectos até aqui apresentados, se faz necessária a capacitação de equipes docentes para que possam se aperfeiçoar, para que busquem se desenvolver como indivíduos emocionalmente saudáveis, desenvolvendo assim habilidades e competências que farão a diferença nas relações cotidianas nos ambientes escolares e socias. Portanto, a capacitação do corpo docente se faz necessária, para que possam expor suas preocupações, angústias, conquistas e expectativas nesta nova realidade escolar cotidiana. Reflexões, discussões, estudo de casos, podem ser trabalhados e tratados através de rodas de conversa e de dinâmicas com o objetivo de fornecer a este profissional uma oportunidade de ouvir outras realidades que apresentam os mesmos questionamentos e que buscam respostas para tantos comportamentos impactantes. É preciso aprender a lidar com as emoções agregando valores, com a finalidade de tornar os indivíduos mais conscientes socialmente e mais equilibrados, harmonizados em suas emoções. A escola não é apenas um espaço para construção de conhecimentos, mas também de convivência, de formação de seres humanos capazes de viver em sociedade e, fazer dela, uma estrutura melhor.
id Krot_ebaa11568536f40f90b8a57adefa4aa0
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47199
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolarInteligência emocionalSocioemocionalAprendizagemO objetivo deste trabalho é proporcionar momentos e encontros para discussões e reflexões sobre esta ausência de interações e relações presenciais e, como tais processos influenciaram ou interferiram nas intra e nas interrelações humanas e na estrutura de aprendizagem. Também tem como objetivo analisar o papel da escola no desenvolvimento das habilidades socioemocionais; identificar como se estabelece a ação escolar quanto à promoção do desenvolvimento das habilidades socioemocionais; analisar quais são as implicações do docente quanto à tarefa de auxiliar os educandos no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Concluindo, é essencial saber usar a inteligência socioemocional. E, de acordo com conceitos da Psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. E, falar de saúde mental e de inteligência emocional é mais do que necessário, tornou-se essencial na atualidade. Após o período de pandemia, observamos uma grande transformação em nossa sociedade, principalmente nas nossas interrelações e, situações inesperadas que modificaram radicalmente nossos comportamentos. Todos fomos impactados diretamente ou indiretamente por situações antes nunca vivenciadas. Tais fatores foram observados de maneira intensa nos ambientes escolares, afetando e comprometendo as interrelações que geralmente são estabelecidas e se enriquecem na convivência e nas vivências de ambientes coletivos e compartilhados. Pautando a discussão nestes aspectos até aqui apresentados, se faz necessária a capacitação de equipes docentes para que possam se aperfeiçoar, para que busquem se desenvolver como indivíduos emocionalmente saudáveis, desenvolvendo assim habilidades e competências que farão a diferença nas relações cotidianas nos ambientes escolares e socias. Portanto, a capacitação do corpo docente se faz necessária, para que possam expor suas preocupações, angústias, conquistas e expectativas nesta nova realidade escolar cotidiana. Reflexões, discussões, estudo de casos, podem ser trabalhados e tratados através de rodas de conversa e de dinâmicas com o objetivo de fornecer a este profissional uma oportunidade de ouvir outras realidades que apresentam os mesmos questionamentos e que buscam respostas para tantos comportamentos impactantes. É preciso aprender a lidar com as emoções agregando valores, com a finalidade de tornar os indivíduos mais conscientes socialmente e mais equilibrados, harmonizados em suas emoções. A escola não é apenas um espaço para construção de conhecimentos, mas também de convivência, de formação de seres humanos capazes de viver em sociedade e, fazer dela, uma estrutura melhor.2022-09-23T19:00:59Z2022-09-23T19:00:59Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47199VERONICA, Luiz Fernando RodriguesCONFORT, Maria de Lourdes SiqueiraTUNINI, Marisa TeresinhaLIMA, Sarah Karina Marcondes dos Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-23T19:09:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/47199Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-23T19:09falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-23T19:09Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
title Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
spellingShingle Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
VERONICA, Luiz Fernando Rodrigues
Inteligência emocional
Socioemocional
Aprendizagem
title_short Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
title_full Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
title_fullStr Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
title_full_unstemmed Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
title_sort Capacitação – tratando de inteligência emocional no ambiente escolar
author VERONICA, Luiz Fernando Rodrigues
author_facet VERONICA, Luiz Fernando Rodrigues
CONFORT, Maria de Lourdes Siqueira
TUNINI, Marisa Teresinha
LIMA, Sarah Karina Marcondes dos Santos
author_role author
author2 CONFORT, Maria de Lourdes Siqueira
TUNINI, Marisa Teresinha
LIMA, Sarah Karina Marcondes dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VERONICA, Luiz Fernando Rodrigues
CONFORT, Maria de Lourdes Siqueira
TUNINI, Marisa Teresinha
LIMA, Sarah Karina Marcondes dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência emocional
Socioemocional
Aprendizagem
topic Inteligência emocional
Socioemocional
Aprendizagem
description O objetivo deste trabalho é proporcionar momentos e encontros para discussões e reflexões sobre esta ausência de interações e relações presenciais e, como tais processos influenciaram ou interferiram nas intra e nas interrelações humanas e na estrutura de aprendizagem. Também tem como objetivo analisar o papel da escola no desenvolvimento das habilidades socioemocionais; identificar como se estabelece a ação escolar quanto à promoção do desenvolvimento das habilidades socioemocionais; analisar quais são as implicações do docente quanto à tarefa de auxiliar os educandos no desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais. Concluindo, é essencial saber usar a inteligência socioemocional. E, de acordo com conceitos da Psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. E, falar de saúde mental e de inteligência emocional é mais do que necessário, tornou-se essencial na atualidade. Após o período de pandemia, observamos uma grande transformação em nossa sociedade, principalmente nas nossas interrelações e, situações inesperadas que modificaram radicalmente nossos comportamentos. Todos fomos impactados diretamente ou indiretamente por situações antes nunca vivenciadas. Tais fatores foram observados de maneira intensa nos ambientes escolares, afetando e comprometendo as interrelações que geralmente são estabelecidas e se enriquecem na convivência e nas vivências de ambientes coletivos e compartilhados. Pautando a discussão nestes aspectos até aqui apresentados, se faz necessária a capacitação de equipes docentes para que possam se aperfeiçoar, para que busquem se desenvolver como indivíduos emocionalmente saudáveis, desenvolvendo assim habilidades e competências que farão a diferença nas relações cotidianas nos ambientes escolares e socias. Portanto, a capacitação do corpo docente se faz necessária, para que possam expor suas preocupações, angústias, conquistas e expectativas nesta nova realidade escolar cotidiana. Reflexões, discussões, estudo de casos, podem ser trabalhados e tratados através de rodas de conversa e de dinâmicas com o objetivo de fornecer a este profissional uma oportunidade de ouvir outras realidades que apresentam os mesmos questionamentos e que buscam respostas para tantos comportamentos impactantes. É preciso aprender a lidar com as emoções agregando valores, com a finalidade de tornar os indivíduos mais conscientes socialmente e mais equilibrados, harmonizados em suas emoções. A escola não é apenas um espaço para construção de conhecimentos, mas também de convivência, de formação de seres humanos capazes de viver em sociedade e, fazer dela, uma estrutura melhor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T19:00:59Z
2022-09-23T19:00:59Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47199
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672929080180736