O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/4541 |
Resumo: | A literatura sobre a Aprendizagem Socioemocional tem mostrado efeitos positivos dos programas em contexto escolar nas dimensões académica, cognitiva, social, emocional e saúde mental dos alunos. No entanto, a confrontação com resultados modestos destaca a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento das competências socioemocionais nos seus alunos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma formação para professores sobre a promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico na perceção dos professores sobre o clima emocional no contexto escolar, as competências de inteligência emocional e a relação aluno-professor. Trata-se de um estudo empírico de natureza quase-experimental de medidas repetidas (pré, pós-formação e follow up de 1 mês). Foi recolhida uma amostra de 21 professoras com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos (M = 44.48, DP = 7.63), com uma média de experiência profissional de 17.62 anos (DP = 9.70). Foram usados instrumentos de autorrelato que pretenderam avaliar a perceção do clima emocional no trabalho (segurança, ameaça, procura), a inteligência emocional (perceber e compreender emoções, expressar e clarificar emoções, gerir e regular emoções) e a perceção da relação aluno-professor (proximidade, conflito). Estes dados quantitativos foram complementados com dados qualitativos através dos portfólios elaborados pelas professoras no âmbito da formação. Os resultados das diferenças entre pré e pósformação mostraram aumento na perceção de expressar e clarificar emoções, e de conflito na relação aluno-professor. A análise qualitativa dos portefólios compreende as três categorias pré-definidas: Perceber e Compreender Emoções; Expressar e Clarificar Emoções; e Gerir e Regular Emoções. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfei- çoamento de formações para professores sobre as competências socioemocionais. |
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