O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castanheira, Maria de Fátima Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/4541
Resumo: A literatura sobre a Aprendizagem Socioemocional tem mostrado efeitos positivos dos programas em contexto escolar nas dimensões académica, cognitiva, social, emocional e saúde mental dos alunos. No entanto, a confrontação com resultados modestos destaca a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento das competências socioemocionais nos seus alunos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma formação para professores sobre a promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico na perceção dos professores sobre o clima emocional no contexto escolar, as competências de inteligência emocional e a relação aluno-professor. Trata-se de um estudo empírico de natureza quase-experimental de medidas repetidas (pré, pós-formação e follow up de 1 mês). Foi recolhida uma amostra de 21 professoras com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos (M = 44.48, DP = 7.63), com uma média de experiência profissional de 17.62 anos (DP = 9.70). Foram usados instrumentos de autorrelato que pretenderam avaliar a perceção do clima emocional no trabalho (segurança, ameaça, procura), a inteligência emocional (perceber e compreender emoções, expressar e clarificar emoções, gerir e regular emoções) e a perceção da relação aluno-professor (proximidade, conflito). Estes dados quantitativos foram complementados com dados qualitativos através dos portfólios elaborados pelas professoras no âmbito da formação. Os resultados das diferenças entre pré e pósformação mostraram aumento na perceção de expressar e clarificar emoções, e de conflito na relação aluno-professor. A análise qualitativa dos portefólios compreende as três categorias pré-definidas: Perceber e Compreender Emoções; Expressar e Clarificar Emoções; e Gerir e Regular Emoções. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfei- çoamento de formações para professores sobre as competências socioemocionais.
id RCAP_e48378a1d389d1d5f9f3ff0f3b93482c
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/4541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-alunoAprendizagem socioemocionalFormação de professoresRelação aluno-professorClima emocionalInteligência emocionalPsicologia Clínica e da SaúdeA literatura sobre a Aprendizagem Socioemocional tem mostrado efeitos positivos dos programas em contexto escolar nas dimensões académica, cognitiva, social, emocional e saúde mental dos alunos. No entanto, a confrontação com resultados modestos destaca a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento das competências socioemocionais nos seus alunos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma formação para professores sobre a promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico na perceção dos professores sobre o clima emocional no contexto escolar, as competências de inteligência emocional e a relação aluno-professor. Trata-se de um estudo empírico de natureza quase-experimental de medidas repetidas (pré, pós-formação e follow up de 1 mês). Foi recolhida uma amostra de 21 professoras com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos (M = 44.48, DP = 7.63), com uma média de experiência profissional de 17.62 anos (DP = 9.70). Foram usados instrumentos de autorrelato que pretenderam avaliar a perceção do clima emocional no trabalho (segurança, ameaça, procura), a inteligência emocional (perceber e compreender emoções, expressar e clarificar emoções, gerir e regular emoções) e a perceção da relação aluno-professor (proximidade, conflito). Estes dados quantitativos foram complementados com dados qualitativos através dos portfólios elaborados pelas professoras no âmbito da formação. Os resultados das diferenças entre pré e pósformação mostraram aumento na perceção de expressar e clarificar emoções, e de conflito na relação aluno-professor. A análise qualitativa dos portefólios compreende as três categorias pré-definidas: Perceber e Compreender Emoções; Expressar e Clarificar Emoções; e Gerir e Regular Emoções. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfei- çoamento de formações para professores sobre as competências socioemocionais.The literature on Social and Emotional Learning has shown positive effects of school-based programmes on students' academic, cognitive, social, emotional and mental health dimensions. However, the confrontation with modest results highlights the significance of teachers' involvement in developing social and emotional skills in their students. The present study aimed to develop, implement and evaluate the impact of a teacher training course on the promotion of social and emotional skills in primary school children on teachers' perceptions of the emotional climate in the school context, emotional intelligence skills and the student-teacher relationship. This is an empirical semi-experimental study of repeated measures (pre-training, post-training and 1-month follow-up). A sample of 21 female teachers aged between 29 and 65 years (M = 44.48, SD = 7.63), with a mean professional experience of 17.62 years (SD = 9.70) was collected. Self-report instruments were used to assess the perception of the emotional climate at work (safety, threat, demand), emotional intelligence (perceiving and understanding emotions, expressing and clarifying emotions, managing and regulating emotions) and the perception of the student-teacher relationship (closeness, conflict). These quantitative data were complemented with qualitative data through the portfolios developed by the teachers during the training. The results of the differences between pre- and post-training showed an increase in the perception of expressing and clarifying emotions, and of conflict in the student-teacher relationship. The qualitative analysis of the portfolios included the three pre-defined categories: Understanding Emotions; Expressing and Clarifying Emotions; and Managing and Regulating Emotions. These results encourage the further development and improvement of teacher training on social and emotional competencies.2022-11-21T17:03:53Z2022-11-212022-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCastanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541http://hdl.handle.net/11328/4541Castanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541http://hdl.handle.net/11328/4541TID:203122569porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCastanheira, Maria de Fátima Moreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:47Zoai:repositorio.upt.pt:11328/4541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:46.130824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
title O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
spellingShingle O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
Castanheira, Maria de Fátima Moreira
Aprendizagem socioemocional
Formação de professores
Relação aluno-professor
Clima emocional
Inteligência emocional
Psicologia Clínica e da Saúde
title_short O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
title_full O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
title_fullStr O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
title_full_unstemmed O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
title_sort O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno
author Castanheira, Maria de Fátima Moreira
author_facet Castanheira, Maria de Fátima Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castanheira, Maria de Fátima Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem socioemocional
Formação de professores
Relação aluno-professor
Clima emocional
Inteligência emocional
Psicologia Clínica e da Saúde
topic Aprendizagem socioemocional
Formação de professores
Relação aluno-professor
Clima emocional
Inteligência emocional
Psicologia Clínica e da Saúde
description A literatura sobre a Aprendizagem Socioemocional tem mostrado efeitos positivos dos programas em contexto escolar nas dimensões académica, cognitiva, social, emocional e saúde mental dos alunos. No entanto, a confrontação com resultados modestos destaca a importância do envolvimento dos professores no desenvolvimento das competências socioemocionais nos seus alunos. O presente estudo teve como objetivo desenvolver, implementar e avaliar o impacto de uma formação para professores sobre a promoção de competências socioemocionais em crianças do 1º ciclo do ensino básico na perceção dos professores sobre o clima emocional no contexto escolar, as competências de inteligência emocional e a relação aluno-professor. Trata-se de um estudo empírico de natureza quase-experimental de medidas repetidas (pré, pós-formação e follow up de 1 mês). Foi recolhida uma amostra de 21 professoras com idades compreendidas entre os 29 e os 65 anos (M = 44.48, DP = 7.63), com uma média de experiência profissional de 17.62 anos (DP = 9.70). Foram usados instrumentos de autorrelato que pretenderam avaliar a perceção do clima emocional no trabalho (segurança, ameaça, procura), a inteligência emocional (perceber e compreender emoções, expressar e clarificar emoções, gerir e regular emoções) e a perceção da relação aluno-professor (proximidade, conflito). Estes dados quantitativos foram complementados com dados qualitativos através dos portfólios elaborados pelas professoras no âmbito da formação. Os resultados das diferenças entre pré e pósformação mostraram aumento na perceção de expressar e clarificar emoções, e de conflito na relação aluno-professor. A análise qualitativa dos portefólios compreende as três categorias pré-definidas: Perceber e Compreender Emoções; Expressar e Clarificar Emoções; e Gerir e Regular Emoções. Estes resultados encorajam a continuidade do desenvolvimento e aperfei- çoamento de formações para professores sobre as competências socioemocionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-21T17:03:53Z
2022-11-21
2022-11-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Castanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541
http://hdl.handle.net/11328/4541
Castanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541
http://hdl.handle.net/11328/4541
TID:203122569
identifier_str_mv Castanheira, M. F. M. (2022). O efeito de uma formação para professores sobre competências socioemocionais em criança no clima emocional, na inteligência emocional e na relação professor-aluno [Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/4541
TID:203122569
url http://hdl.handle.net/11328/4541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134981939789824